até
quinta-feira, 19 de dezembro de 2019
Produção agropecuária e segurança
Viviane Santana, de Uberaba

Primeira Câmara Técnica Temática Mista de Minas Gerais

Para combater os altos índices de criminalidade no campo, lideranças rurais do Triângulo propuseram, em reunião no Sindicato Rural de Uberaba, a implantação da Câmara Técnica Temática Mista (Segurança e Produção Agropecuária), integrando num colegiado as Secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais.

A reunião, organizada pelo Conselho de Segurança Rural de Uberaba (Conser), contou com a presença dos secretários Ana Maria Valentini (SEAPA) e general Mario Lucio Alves de Araujo (SEJUSP), além de autoridades municipais e regionais, representantes de setores da segurança pública, presidentes de Sindicatos Rurais e de produtores rurais.

O Sistema FAEMG/SENAR Minas foi representado pelo Gerente Regional do Senar Minas em Uberaba, Caio Oliveira. O consultor do Instituto CNA, Carlos Marsiglia, representou a Confederação Nacional da Agricultura durante a reunião. O presidente da Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, que é também diretor do Conser, entregou aos secretários o documento solicitando, oficialmente, a criação da Câmara Técnica.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, general Mario Araújo anunciou que, em março, representantes das forças de segurança de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e São Paulo deverão se reunir para formatar um cinturão de segurança.

Ana Maria Valentini, secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais

“Com a Câmara Técnica, temos a esperança que com esse fórum permanente encontremos caminhos para melhorar a segurança no campo.”

 General Mario Lucio Alves de Araujo, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública

“A palavra é integração. Nós precisamos buscar soluções levar segurança ao campo, e segurança é desenvolvimento. Essas duas vertentes andam juntas, uma ajudando a outra. Desenvolvimento traz segurança e segurança traz desenvolvimento, e é por isso que nós estamos aqui, pensando planos de ação factíveis, sustentáveis, para melhorar o nosso Brasil. O Brasil pertence ao brasileiro.”

Paulo Piau, prefeito de Uberaba

“Passo importante está dado na busca da redução drástica da violência contra o homem do campo. Sem a interação entre os estados, continuaremos sendo um paraíso para os bandidos”.

Carlos Marsiglia, Consultor do Instituto CNA

“A segurança é um dos projetos principais da CNA e a Confederação começou a desenvolver um projeto de comunicação no campo. O conceito que está instalado nesta câmara é essencial porque ele traz um policiamento que é chamado de proximidade ou comunitário e não adianta achar que a solução vai sair do topo, de Brasília, ela sai é da base.”

Patrícia Lemos, presidente do CONSER

“Atingimos nossos objetivos, com os secretários convencidos que este órgão deve ser criado. Nosso objetivo é ter segurança rural para alavancarmos a produção e promover e propor políticas públicas, instruções, atos, pareceres e recomendações para melhorar o desenvolvimento dos setores. O primeiro grande passo foi dado, agora é seguir à frente!”

 

 

 

Últimas notícias publicadas
17/09/2020 Conectividade no campo
16/09/2020 Conseleite - Valores de referência - Setembro
14/09/2020 Sistema FAEMG assina protocolo de intenções com Instituto Espinhaço para desenvolvimento rural sustentável
08/09/2020 Inédita - Sistema FAEMG promove primeira reunião da Comissão Técnica de Produtores Integrados de Aves e Suínos de Minas
01/09/2020 PIB: Agro é destaque
31/08/2020 Programa Balde Cheio reforça treinamento durante pandemia
28/08/2020 Consórcio, inspeção e Selo Arte: como podem impulsionar a produção de queijo
27/08/2020 Turismo, gastronomia e cooperativismo na cadeia do leite
26/08/2020 Prêmio de melhor café do ano abre inscrições e estreia duas novas categorias
26/08/2020 Um seminário para gerar riqueza com o Queijo Artesanal de Minas
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br