até
quarta-feira, 1 de abril de 2020
Agricultores familiares de Passa Vinte diversificam atividade rural com ajuda de cursos do SENAR
Aline Furtado, de Juiz de Fora

Dona Lucinha e os licores que aprendeu a fabricar com o Senar

O casal Antônio Carvalho e Ana Lúcia de Carvalho, a dona Lucinha, de Passa Vinte, na Zona da Mata mineira, sempre trabalhou com produção leiteira, mas, de 2015 para cá, os filhos Ronaldo e Reginaldo resolveram diversificar a atividade rural. “Para isso, buscamos os cursos oferecidos por meio da parceria entre o Sistema Faemg/Senar Minas e a Associação de Produtores Rurais do Município de Passa Vinte (Aprovinte), que foram e são excelentes em nossa capacitação. Tendo oportunidade, sempre tem um membro da família participando dos treinamentos”, explica Ronaldo Carvalho.

Foi em 2015 que foi implantado o turismo rural, quando o casal criou o Rancho Recanto das Águas, dentro da propriedade. “É onde funciona o restaurante, onde recebemos um público que vem em busca do ecoturismo, já que contamos com cachoeira, lago e piscina de água natural”, conta Ronaldo (foto da esquerda). Foi nesse período que dona Lucinha, que sempre gostou de cozinhar, começou a fazer cursos na área de alimentação, passando a produzir licores e doces para comercializar no Rancho Recanto das Águas.

Diversas áreas

Além de dona Lucinha, a cunhada de Ronaldo, Márcia Helena, participou de vários cursos, nas seguintes áreas: Fabricação de Licor; Pasteurização do Leite e Fabricação de Laticínios e Afins / Básico; Pasteurização do Leite e Fabricação de Laticínios e Afins / BPF - Lácteos e produtos derivados; Produção Artesanal de Alimentos sem Glúten, Lactose e Açúcares; Avicultura de postura / Frango e Galinha Caipira; Artesanato e Fibras Naturais / Peças Utilitárias e Decorativas; Reutilização de Materiais / Papel e Papelão.

“Os cursos são ótimos, muito produtivos. Tenho muita gratidão a todos os instrutores e também ao mobilizador Dione Campos, que sempre fez o máximo para trazer o que há de melhor para nós. Após participar dos cursos, comercializo meus produtos no Rancho, na loja, além de estar em negociação para vender na região. Acho magnífico poder criar algo e aproveitar matéria-prima que a natureza nos oferece. Os licores, por exemplo, são fabricados com frutas frescas, além de alguns contarem com ingredientes como ervas, café, chocolate etc.”, explica Márcia (foto abaixo).

Turismo Rural

Ronaldo integra o grupo que está finalizando o Programa Agente de Turismo Rural, que vem sendo desenvolvido por meio da parceria entre o Sistema Faemg/Senar Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Lima Duarte. Entre seus objetivos estão fortalecer o turismo no meio rural, preparar profissionais com visão do negócio turístico, fomentar o negócio turístico e qualificar profissionais para ações integradas de turismo.

“Eu toco o sítio com meu pai. Meu irmão é mais focado no auxílio à área de turismo. Com isso, para me especializar, estou participando do Agente de Turismo Rural. A intenção é complementar a renda familiar. Na realidade, procuramos diversificar as atividades da propriedade para termos opções de renda. Como trabalhamos com pecuária leiteira, gado de corte, turismo rural e, mais recentemente, com piscicultura, o objetivo é criar vários módulos na propriedade, em que cada um seja autossustentável”, destaca Ronaldo.

Seu Antônio e o neto, Emanuel

Piscicultura

A propriedade conta com alguns tanques, onde estão sendo criadas tilápias. “A atividade está no começo, por isso, uma das minhas metas é participar do curso nesta área, a fim de empregar profissionalismo ao negócio.”

Últimas notícias publicadas
25/09/2020 Alunos do Programa Agente de Turismo Rural lançam rotas em Carrancas
25/09/2020 Profissionais da coleta e transporte de leite são treinados na Cooperativa Agropecuária de Raul Soares
25/09/2020 Produtora alavanca a produção de leite em Pratápolis
25/09/2020 Recuperandos de Apac aprendem a cultivar hortas em Inhapim
25/09/2020 Jovens produtores de Inconfidentes fazem cursos de Mecanização e Defensivos
24/09/2020 Conquista: Capril Santa Cecília recebe certificado do IMA
24/09/2020 Mudança: regional de Lavras terá novo gerente
23/09/2020 Nascentes voltam a produzir água em abundância em Monte Carmelo após trabalho de recuperação
23/09/2020 Empreendedora conta sua trajetória do curso de alimentação à venda de vestuário
22/09/2020 Projeto Conviver: primeira edição em Uberlândia atrai mais de 30 profissionais da educação
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br