até
sexta-feira, 8 de maio de 2020
Em Cascalho Rico, curso do Sistema FAEMG / SENAR MINAS volta com cuidados redobrados
Viviane Santana, de Uberaba

As pessoas sentiram falta: ligações para o Sindicato Rural de Araguari, que atende Cascalho Rico, foram frequentes para saber sobre o retorno dos treinamentos do Sistema Faemg / Senar Minas na região. Eles voltaram a ser promovidos e, em uma semana, o curso de motoniveladora reuniu no pequeno município duas turmas, com 19 participantes. O retorno foi organizado conforme as orientações de prevenção em saúde, além da autorização municipal.

“A prefeitura nos atendeu e foi solícita aos pedidos da comunidade, que estava sentindo falta dos nossos cursos. Para isso, redobramos os cuidados, com distanciamento e o uso de máscaras de proteção, álcool em gel e higienização dos equipamentos utilizados. Aos poucos estamos voltando à rotina, com ainda mais preocupação no trabalho de mobilização que realizamos. Sabemos que esta é uma nova fase, mas que muitos desses cuidados ainda ficarão quando tudo isso acabar. Estou feliz por voltar a fazer este trabalho que é tão significante para as famílias rurais”, disse Sidnei Hermes de Lima, mobilizador do SPR de Araguari.

O curso de Motoniveladora

A máquina, muito utilizada na construção civil, foi incorporada às atividades do campo principalmente em propriedades e empresas rurais de grande porte para manutenção de estradas. Uma questão de logística para o escoamento eficiente da produção. São apenas três dias e bastante conteúdo para ser assimilado no treinamento de Motoniveladora, que passa desde as normas de segurança (NR-31), reconhecimento, condução e manobras básicas, ao nivelamento de terreno, valetamento e corte de talude.

“As agroindústrias acabam desgastando as estradas da fazenda com o movimento intenso de caminhões, e descobriram que a motoniveladora é um investimento para evitar outros prejuízos. Ao oferecer o curso, o Senar Minas dá oportunidade para que trabalhadores rurais tenham mais opção de contratação, seja no campo ou na cidade. Além disso, dificilmente alguém será contratado para trabalhar num maquinário como este, cujo valor pode superar R$ 500 mil, que são complexas e que precisam de cuidados especiais, sem uma certificação - e é ai que entramos para fazer a diferença na vida dessas pessoas”, explica o instrutor Thiago Henrique Dias Rodrigues.

Cloves Pereira Marçal Junior é produtor rural. Motivado pelo filho, ele resolveu participar do curso já pensando no futuro. “Me preocupo com minha família e, pensando nisso, meu filho me deu a dica e eu resolvi participar. É mais uma oportunidade para gente e está sendo muito bom, porque o instrutor é muito qualificado. Já fiz outros cursos, mas os do Senar são os melhores”, comentou.

Para Paulo Henrique de Assis, é o futuro que também está em jogo. “Sou motorista de carreta e van escolar e o período não ajuda, porque está tudo parado. Por isso estou fazendo o curso, mas sem certificado não consigo trabalho. Já que estou parado, é hora de investir em mim. É a primeira vez que faço um curso do Senar e fiquei impressionado com o preparo e qualidade oferecidos no treinamento. Aprendi muito e agora é colocar em prática”.

Últimas notícias publicadas
28/09/2020 Passos: novo gerente regional inicia série de visitas a entidades cooperadas
28/09/2020 Produtores de hortaliças do Sul de Minas iniciam no programa ATeG
25/09/2020 Alunos do Programa Agente de Turismo Rural lançam rotas em Carrancas
25/09/2020 Profissionais da coleta e transporte de leite são treinados na Cooperativa Agropecuária de Raul Soares
25/09/2020 Produtora alavanca a produção de leite em Pratápolis
25/09/2020 Recuperandos de Apac aprendem a cultivar hortas em Inhapim
25/09/2020 Jovens produtores de Inconfidentes fazem cursos de Mecanização e Defensivos
24/09/2020 Conquista: Capril Santa Cecília recebe certificado do IMA
24/09/2020 Mudança: regional de Lavras terá novo gerente
23/09/2020 Nascentes voltam a produzir água em abundância em Monte Carmelo após trabalho de recuperação
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br