até
quinta-feira, 21 de maio de 2020
Contra o coronavírus: máscaras de proteção do Sistema FAEMG chegam a comunidades rurais de Pedro Leopoldo
Josiane Moreira, de Sete Lagoas

Pequenos produtores rurais, associações, feirantes e famílias ativas no programa de agricultura familiar da região dos Matos, Pedra Grande, Urubu, Vera Cruz, Joaquim Dias e  Seara, zona rural de Pedro Leopoldo receberão, gratuitamente, máscaras de proteção contra o novo coronavírus.

A ação do Sistema Faemg/Senar Minas em parceria com o Sindicato Rural do município tem permitido que o item recomendado pela Organização Mundial de Saúde e de uso determinante em estabelecimentos comerciais chegue a este público que, de certa forma, tem algumas limitações de aquisição do material, de acordo com o presidente do Sindicato, Marcelo de Paula. 

Juliana Helena Gomes, chefe de divisão de agricultura da prefeitura; Marlizia Nascimento, tesoureira da Associação União Rural de Pedro Leopoldo; Lázaro Carvalho, presidente da Associação União Rural; Marcelo de Paula, presidente do Sindicato; e Eliana Barbosa, mobilizadora

A atuação do Sindicato nesse momento tem sido ainda mais efetiva. Segundo Marcelo, muitos “não acreditavam no vírus” ou no poder de contaminação. "Temos tentado sanar dúvidas e repassar as informações mais importantes para a atividade do produtor, com referência nas orientações do Sistema Faemg". Enquanto isso, a mobilizadora Eliana Lúcia segue na articulação com os órgãos públicos para que os cursos mais demandados voltem a acontecer nessas localidades com os devidos cuidados. “Até porque, nas fazendas, a atividade continua ativamente para colocar alimento na mesa dos brasileiros e os cursos dão o suporte técnico que eles precisam”, contou o presidente do SPR.

Parte das 230 máscaras que o Sindicato recebeu foi entregue na Associação União Rural, localizada na região dos Matos. Fundada no ano passado, a associação já atende cerca de 100 famílias na busca por melhorias de infraestrutura e bem estar dos moradores. “A doação é muito bem vinda neste momento tão delicado que estamos enfrentando. Eu agradeço ao Senar Minas em nome da nossa comunidade. Tem muita gente que trabalha aqui na roça e quando chega na cidade tem dificuldade de acesso ao comércio porque não tem uma máscara de proteção dessa. Vamos levar mais segurança a essas pessoas”, disse o presidente da Associação, Lázaro Carvalho (à esquerda).

“O Senar tem esse papel importante e vem ajudando muito o agricultor familiar por aqui. Vemos muitas técnicas que aprendem com a cultura passada de um familiar para o outro, sendo aprimoradas. O Senar tem trazido oportunidade de atualização para essas pessoas”, reforçou a chefe de divisão de agricultura da prefeitura, Juliana Helena Gomes.

Ela atua também no recebimento e distribuição de alimentos da Associação dos Feirantes de Produtos Hortifrutigranjeiros e Alimentícios Artesanais de Pedro Leopoldo (AFHORPEL) inscrita no programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Recebemos beterraba, cenoura, couve flor, brócolis, repolho, abóbora e, tomate. É o agricultor levando alimento, também, para crianças do berçário ao 5º ano, disse Julina.

Últimas notícias publicadas
28/05/2020 Curso de Pedreiro marca a retomada das aulas no Campo de Instrução do Exército em Juiz de Fora
28/05/2020 Semiárido em live: gerente regional do Sistema FAEMG em Araçuaí fala sobre trabalho da entidade na região
28/05/2020 Curso de Solda é sucesso na Comunidade de Pirapetinga, em Juiz de Fora
28/05/2020 Trabalhadores rurais de Turmalina buscam conhecimentos para operar Guindauto Munck
28/05/2020 Sistema FAEMG entrega mais 30 mil máscaras para produtores rurais
27/05/2020 Ensino a Distância: videoaulas conquistam confiança dos produtores
26/05/2020 Produtores de Grão Mogol recebem máscaras de proteção contra o coronavírus
26/05/2020 Seminário online discute o atendimento do SENAR na nova realidade da cafeicultura
25/05/2020 Videoaulas conquistam produtores que não podiam fazer cursos presenciais do SENAR
25/05/2020 Expansão do Programa ATeG agrada sindicato e produtores em Itamarandiba
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br