até
segunda-feira, 25 de maio de 2020
Prevenção de Acidentes marca retorno dos cursos de Promoção Social na regional de Uberaba
Viviane Santana, de Uberaba

O retorno das atividades presenciais do Sistema Faemg / Senar Minas na regional de Uberaba  contou com turmas do treinamento de Prevenção de Acidentes, da Promoção Social, e de Manutenção de Tratores e Aplicação de Defensivos Agrícolas - Manual e tratorizado, pela Formação PRofissional Rural. As atividades foram promovidas em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Altos.

“Para voltarmos a mobilizar e promover os treinamentos tivemos uma reunião com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do município, que autorizou a retomada das atividades. O agro não para e aqui os produtores estavam ansiosos para esse retorno. Os participantes estão seguindo as normas e estamos muito felizes de poder continuar atendendo a comunidade com as atividades oferecidas pelo Sistema Faemg / Senar Minas”, comentou a mobilizadora Tatiana Aparecida de Oliveira.

Adaptações nas atividades práticas

No curso de Prevenção de Acidentes, grande parte das 32 horas de atividades eram feitas em grupo e os alunos aprendiam na prática a dar os atendimentos iniciais e salvar vidas em caso de acidentes. O Senar Minas busca no processo de ensino/aprendizagem as vivências práticas, porque a fixação de conteúdo com elas é maior. É mais fácil uma pessoa repassar informações sobre o que viveu, do que apenas com teorias do que aprendeu.

Com a pandemia, esse processo precisou ser readequado. “Além de seguir todas as normas para a prevenção da Covid-19 para o retorno das atividades, as atividades que eram feitas em grupo agora são realizadas individualmente. Usamos um boneco, que é esterilizado a cada uso, luvas quando necessárias, e aqui em Campos Altos até um manequim de loja foi usado para que os alunos praticassem as técnicas. Acaba sendo um desafio para nós instrutores também, para que não haja diminuição do interesse por parte deles. Por isso, durante o isolamento, nos preparamos para essa nova fase de atendimentos do Senar Minas”, explicou a instrutora Marília Costa Araújo.

Mesmo com todas as adaptações feitas, o treinamento continua surtindo efeitos logo nos primeiros dias, com os participantes replicando as diversas informações que recebem. “Como agente de saúde, quis participar para repassar estes ensinamentos para as pessoas a minha volta, sejam familiares, amigos ou a população que atendemos. Mesmo trabalhando neste setor, adquiri vários novos conhecimentos e foi muito gratificante. Foram muitos aprendizados que vou levar para o resto da vida e sei que hoje estou mais preparada para enfrentar diversas situações”, comentou Cristiane Mendes Xavier, agente de saúde.

A ex-trabalhadora rural e babá, Thayza Cristina Eurípedes da Silva, sofreu um acidente em casa com óleo quente. Segundo ela, se tivesse feito o curso antes do ocorrido, teria agido forma diferente. “Cheguei em casa depois de um dia de curso vendo a pulsação da minha mãe, ela gostou. Nestes quatro dias aprendi muito, como forma de prevenção e como agir em caso de acidentes, com mais calma. Muitas das informações do curso eu não sabia. A queimadura que tive na perna poderia ter sido evitada. Com tudo que aprendi, agora é repassar as informações para meus familiares, amigos e no meu trabalho. Participaria de novo e ainda recomendaria as outras pessoas para fazerem esse curso, porque vale muito a pena. São ensinamentos que vou levar para vida toda, gostei demais”, disse.

Turma de Aplicação de Defensivos Agrícolas

Últimas notícias publicadas
02/07/2020 Legumes verduras e frutas orgânicas viram negócio para ex-aluno em Carangola
02/07/2020 Pecuária de leite em Urucuia ganha reforço com cursos do SENAR MINAS
02/07/2020 Cerca de 40 cidades do Sul de Minas já aderiram às videoaulas do Sistema FAEMG
01/07/2020 Live da CNA: Projeto SuperAção Brumadinho ajuda famílias a melhorar produção e escoar alimentos
01/07/2020 No Norte de Minas, demanda por cursos de Mecanização Agrícola cresce mesmo com pandemia
01/07/2020 Bem utilizado, GPS é grande aliado do produtor rural no dia a dia
01/07/2020 Termina a vigência da Medida Provisória 932, que reduzia as alíquotas da contribuição ao SENAR - saiba mais
30/06/2020 SuperAção Brumadinho devolve a produtores a esperança de viver da propriedade
30/06/2020 Após curso de solda, produtor economiza reparando ele mesmo os equipamentos da fazenda
30/06/2020 Cursos em Espera Feliz miram na qualidade do café para que produtores tenham lucro na venda
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br