até
sexta-feira, 5 de junho de 2020
Participantes da Zona da Mata destacam a importância das videoaulas
Aline Furtado, de Juiz de Fora

Um total de 25 entidadescooperadas ligadas ao Sistema Faemg / Senar Minas Regional Juiz de Fora aderiram às videoaulas gratuitas disponíveis na plataforma EaD do Sistema Faemg / Senar Minas /INAES.

As videoaulas foram lançadas como opção de aprendizagem relacionada ao agronegócio em tempos de distanciamento social causado pelo novo coronavírus. Mesmo com o retorno gradual das atividades presenciais, as restrições impostas pelos municípios, ainda tornam a situação difícil, por isso, as videoaulas vêm como alternativas. Ao todo, são 60 disponíveis.

Pela regional Juiz de Fora, as áreas mais demandadas foram Bovinocultura, Educação, Coronavírus, Saúde e Bem-Estar, Derivados do Leite, Agricultura de Precisão, Mecanização – Motocicletas, Administração de Empresas.

As cidades representadas pelas entidades que aderiram às videoaulas são: Argirita, Baependi, Barbacena, Carandaí, Cataguases, Cruzília, Descoberto, Entre Rios de Minas, Guarani, Ibertioga, Juiz de Fora, Lima Duarte, Piraúba, Recreio, Rio Pomba, Rio Preto, Santo Antônio do Aventureiro, São João Nepomuceno, Santos Dumont, São João del-Rei, São Tiago, São Vicente de Minas, Tocantins, Ubá e Volta Grande.

De acordo com o gerente regional do Sistema Faemg / Senar Minas em Juiz de Fora, Márcio Luiz Silva, a adesão de 25 das 41 entidades cooperadas aptas a receberem o projeto de videaulas representa 61%. “Temos trabalhado para atingir o percentual de 100%.”

Além do aprendizado

O mobilizador do Sindicato de Produtores Rurais de Volta Grande, Luiz Carlos Novaes Queiroz, aponta a importância das videoaulas. “Estamos passando por um momento atípico no mundo por conta da pandemia da Covid-19. Viver este momento está sendo muito difícil em qualquer lugar, mas, em uma cidade pacata e pequena como Volta Grande, essa dificuldade se intensifica ainda mais, visto a já recorrente escassez de atividades. As videoaulas vieram como uma oportunidade para nossa comunidade. No entanto, com o decorrer da organização e execução, pudemos perceber que estas videoaulas seriam algo muito maior, indo além do aprendizado, proporcionado, também essa socialização tão necessária neste período.”

Segundo ele, os alunos têm dado os melhores feedbacks possíveis, “ainda que vencer as barreiras da tecnologia seja desafiante para alguns”. O mobilizador completa: “Como é gratificante poder proporcionar, junto ao Sistema Faemg / Senar Minas e ao Sindicato dos Produtores Rurais de Volta Grande, momentos de desafios e aprendizado.”

Vencendo barreiras

Uma das alunas que passaram por esse desafio de vencer as barreiras digitais foi Alda Aguiar, de Volta Grande. “Ainda não tinha tido oportunidade de fazer um curso do Sistema Faemg / Senar Minas. Com as videoaulas, me inscrevi nos cursos de Saúde e Bem-Estar e Educação. Pude conferir o alto nível do conteúdo oferecido, conduzido por profissionais competentes. As dificuldades com a modernidade digital foram solucionadas com as orientações recebidas do próprio sistema.”

Auxílio para o dia a dia

Produtora rural na área de olericultura e estudante de Pedagogia e Gestão Ambiental, a moradora da zona rural de Guarani, Gabriela Barreiros, participou do curso na área da Educação. “Gostei muito do curso. Foi enriquecedor por tratar de temas que fazem parte do nosso cotidiano, mas, muitas vezes, não nos atentamos a eles. Temas úteis, como a questão do relacionamento entre gerações. Aqui em casa, por exemplo, moramos eu, meus dois filhos, minha mãe e minha avó, ou seja, são gerações muito distintas, o que nos faz questionar e discordar de comportamentos. O curso me fez passar a olhar de outra forma. Outro ponto a ser destacado é o tema gerenciamento de emoções, que aborda o controle emocional, nos auxiliando muito em nosso dia a dia. Estou encantada om a organização e com a didática, e pretendo fazer outros cursos.”

O coordenador do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Volta Grande, Giancarlo Rosa da Silva, destaca a importância da qualificação. “Essa oportunidade de cursos precisa se valorizada porque os cursos nos oferecem qualificação e conhecimento, nos capacitando e nos informando , sendo diferencial no mercado de trabalho. Destaco, ainda, o trabalho tão bem feito por instrutores e mobilizadores.”

Como participar?

Nesta primeira etapa, as aulas estão disponíveis apenas no estado de Minas Gerais. Quem quer se inscrever precisa entrar em contato com o mobilizador da entidade cooperada do Senar Minas em seu município. Ele é responsável por montar as turmas e encaminhar os dados dos participantes para que os inscritos recebam, por e-mail, tutorial, login e senha de acesso à Plataforma Educacional.

Últimas notícias publicadas
25/09/2020 Alunos do Programa Agente de Turismo Rural lançam rotas em Carrancas
25/09/2020 Profissionais da coleta e transporte de leite são treinados na Cooperativa Agropecuária de Raul Soares
25/09/2020 Produtora alavanca a produção de leite em Pratápolis
25/09/2020 Recuperandos de Apac aprendem a cultivar hortas em Inhapim
25/09/2020 Jovens produtores de Inconfidentes fazem cursos de Mecanização e Defensivos
24/09/2020 Conquista: Capril Santa Cecília recebe certificado do IMA
24/09/2020 Mudança: regional de Lavras terá novo gerente
23/09/2020 Nascentes voltam a produzir água em abundância em Monte Carmelo após trabalho de recuperação
23/09/2020 Empreendedora conta sua trajetória do curso de alimentação à venda de vestuário
22/09/2020 Projeto Conviver: primeira edição em Uberlândia atrai mais de 30 profissionais da educação
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br