até
quinta-feira, 27 de agosto de 2020
Mais empregos: Grupo ARG busca Sistema FAEMG para criar centro de capacitação em São João da Ponte 

Gestores do Grupo ARG e do Sistema FAEMG/SENAR/INAES posam com os participantes da visita no escritório da fazenda 

O Grupo ARG, proprietário das Fazendas Santa Mônica e Santa Terezinha, unidades de confinamento de animais de corte em São João da Ponte, e o Sistema FAEMG/SENAR/INAES estão a caminho de fechar uma parceria para a criação de um centro de capacitação de mão de obra no município, contribuindo para qualificar os funcionários da fazenda e para a geração de empregos na região.

A conversa foi feita durante reunião após a visita técnica do superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, e do gerente regional de Montes Claros, Dirceu Martins, à Fazenda Santa Mônica, onde a empresa cria gado Angus em confinamento e mantém áreas de plantio irrigadas por pivôs para produção de silagem para os animais. Os gestores foram recebidos pelo assessor de relações institucionais do Grupo ARG, Antônio Reis, e pela gerente de Recursos Humanos Priscilla Bhering. Além do gado, as fazendas também criam ovinos e peixes para abate. 

O presidente do Sindicato dos produtores Rurais de São João da Ponte, Antônio Edilson Nobre, e a mobilizadora Sandra Gusmão Nobre, além do secretário de Agricultura do município, Erivelton Cordeiro, o consultor Edvaldo Marques Araújo e o gerente geral da Fazenda Santa Mônica, Geraldo Sales Lana, também acompanharam as atividades. 

Futuro do agro

Sistema integrado pecuária-floresta na Fazenda Santa Mônica, com criação de gado Angus em plantação de eucalipto

Antônio Reis acredita que a conversa marca um importante início de uma parceria maior, com vistas ao futuro centro de formação de mão de obra. “Ele será voltado para atender as necessidades do complexo e tem como atender o futuro da cadeia produtiva do agro na nossa região. O SENAR já tem um know how muito grande no segmento e com certeza vai acelerar muito nosso objetivo e nossos projetos na localidade”, diz.

“Em um projeto grandioso como esse, que tem toda a sustentabilidade técnica, ambiental, econômica e social, é fundamental que o Sistema FAEMG/SENAR/INAES esteja junto em todos os níveis, contando com o apoio do município e do sindicato rural”, afirma Christiano Nascif. Ele aponta que a entidade pode atuar junto ao Grupo ARG em assistência técnica e gerencial, formação profissional rural, aceleração de exportações, rastreabilidade, certificações e também com inovação, através de startups. “Como o Sistema está investindo nessa linha de se aproximar mais dos produtores com soluções inovadoras e sustentáveis para o agro mineiro, esse passo é ainda mais importante”, finaliza.

Importância para a região

Para Erivelton Cordeiro, o principal benefício da parceria é a geração de empregos. “Esse é um projeto que deu e está dando certo aqui, as parcerias com o Grupo ARG e com o SENAR contribuem muito para essa missão de gerar empregos”, analisa. “O Grupo ARG é hoje um dos nossos maiores empregadores e alavancam o progresso no município em todas as áreas do agro. A cidade, junto com o sindicato, só tem a ganhar. Essa parceria é importantíssima”, frisa Antônio Edilson Nobre.

Hoje, o Grupo ARG conta com 500 empregados diretos na região e pretende chegar a cerca de 1200 em 2023, conforme Antônio Reis adiantou. A empresa mantém nas fazendas diversas casas e alojamentos para funcionários e suas famílias, campo de futebol e lanchonetes, além de uma escola municipal. De acordo com Priscilla Bhering, está sendo feito um levantamento de quais outras estruturas seriam interessantes para atrair pessoas para trabalhar lá.

Últimas notícias publicadas
19/10/2020 Curso promove construção de Fossa Séptica Ecológica
19/10/2020 Jovens destacam importância dos cursos de Equitação e Doma Racional
19/10/2020 Após um ano da realização do curso de recuperação de nascentes, produtor comemora água saindo da mina
16/10/2020 Benefícios da palma forrageira na alimentação bovina
16/10/2020 Curso em Olímpio Noronha orienta sobre saúde e atenção ao idoso
16/10/2020 Treinamento aborda saúde e empoderamento feminino em Campos Altos
16/10/2020 ATeG Café: produtores do Sul de Minas enviam amostras para o Cupping do SENAR
16/10/2020 Curso de Guindauto Munck é promovido em São Domingos das Dores
16/10/2020 Mobilizadores empenham-se para aplicar pesquisa do Sistema FAEMG
15/10/2020 ATeG leva novas possibilidades a cafeicultores de Eugenópolis e Pedra Dourada
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br