até
terça-feira, 1 de setembro de 2020
Parceria vai viabilizar capacitação para comunidade rural em Uberaba
Juliana Fidelis, de Uberaba

Uma visita na comunidade Paz na Terra, localizada na zona rural de Uberaba, marcou o início da parceria entre a Secretaria Municipal do Agronegócio e o Sistema FAEMG/SENAR/INAES para levantamento das necessidades dos produtores locais. Uma das demandas da comunidade, formada por 18 pequenos produtores da agricultura familiar, é a capacitação profissional, nas diversas áreas de produção e também de gestão.

Caio Oliveira falando sobre os programas de capacitação do Sistema FAEMG/SENAR/INAES

Além da capacitação, o objetivo é oferecer assistência técnica e disponibilizar recursos para que os produtores possam iniciar sua atividade produtiva ou melhorar as condições de produção. “Nossa intenção é oferecer aos produtores os cursos da Formação Profissional Rural e da Promoção Social para aprimorarmos as questões técnicas referentes à produção e gestão da atividade, bem como a integração da família no negócio, trazendo novas perspectivas para esta comunidade”, explica o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Uberaba, Caio Oliveira.

Ele destaca que o próximo passo é construir um plano de trabalho, com o cronograma de ações. “A parceria está no início, mas já colocamos toda a disponibilidade do Sistema em apoiar os produtores, oferecendo, conhecimento e assistência técnica para melhores condições de produção e gestão, e que resultem em um produto final de qualidade”, acrescenta Oliveira.

Moradores da comunidade Paz na Terra acompanhando a reunião

Envolvimento dos parceiros

A parceria também tem o apoio da EMATER e do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba. “O primeiro passo é a regularização fundiária, que já estamos providenciando, e depois avaliar a situação econômica e ver o que cada um quer desenvolver dentro da atividade”, explica o secretário do Agronegócio, Luiz Carlos Saad. De acordo com ele, o projeto é embrionário e a primeira reunião junto com a Associação Paz na Terra foi muito produtiva. “Estamos caminhando bem. A partir desta regularização, vamos fazer este trabalho de desenvolvimento do agronegócio dentro da possibilidade de cada um”, completa Saad.

De acordo com ele, a parceria com a Secretaria do Agronegócio é mais uma das estratégias desenvolvidas na região com o intuito de ampliar as ações e fortalecer o relacionamento institucional do Sistema, assim como já acontece com importantes entidades como a ABCZ, SEBRAE, SESC, FAZU, entre outras. 

Além do gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Uberaba e do secretário do Agronegócio, também estiveram presentes o gerente da EMATER no Triângulo Mineiro, Wilson Marajó, e o advogado do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, João Henrique Vieira da Silva, que ficou à disposição para orientações jurídicas aos produtores. A próxima reunião será programada para a primeira quinzena de setembro.

A partir da esquerda: o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Caio Oliveira, gerente da EMATER no Triângulo Mineiro, Wilson Marajó, advogado do Sindicato de Uberaba, João Henrique Vieira da Silva, e o secretário do Agronegócio, Luiz Carlos Saad

Últimas notícias publicadas
19/10/2020 Curso promove construção de Fossa Séptica Ecológica
19/10/2020 Jovens destacam importância dos cursos de Equitação e Doma Racional
19/10/2020 Após um ano da realização do curso de recuperação de nascentes, produtor comemora água saindo da mina
16/10/2020 Benefícios da palma forrageira na alimentação bovina
16/10/2020 Curso em Olímpio Noronha orienta sobre saúde e atenção ao idoso
16/10/2020 Treinamento aborda saúde e empoderamento feminino em Campos Altos
16/10/2020 ATeG Café: produtores do Sul de Minas enviam amostras para o Cupping do SENAR
16/10/2020 Curso de Guindauto Munck é promovido em São Domingos das Dores
16/10/2020 Mobilizadores empenham-se para aplicar pesquisa do Sistema FAEMG
15/10/2020 ATeG leva novas possibilidades a cafeicultores de Eugenópolis e Pedra Dourada
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br