até
terça-feira, 15 de setembro de 2020
Higiene e qualidade de vida serão temas dos cursos do Sistema FAEMG em 2021
Denise Bueno, de Passos

Os dois novos cursos da Coordenadoria de Promoção Social, Bem-Estar e Qualidade de Vida e a Campanha de Higiene Pessoal, tiveram seus projetos-pilotos feitos em Carmo do Rio Claro neste mês. Os cursos serão inseridos no catálogo do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em 2021. As duas novas atividades atenderão crianças e adolescentes e prometem ter impacto positivo no convívio social da população rural.

Os projetos foram desenvolvidos pelas enfermeiras e instrutoras Kely Souza Batista Lima e Nycole Israel do Nascimento. Segundo a analista de Promoção Social (PS) do SENAR MINAS, Michelle Camila de Paula, os resultados obtidos no projeto foram satisfatórios e confirmaram o que foi elaborado no desenvolvimento do conteúdo. “Nós vivemos um momento onde os cuidados com a higiene pessoal devem ter uma atenção especial, pois muitas pessoas ainda desconhecem os procedimentos corretos para os cuidados pessoais no dia a dia”.

No que se refere a Campanha de Higiene Pessoal (foto a seguir) o curso aborda banho, corte de unha, higiene íntima, uso do vaso sanitário, etiqueta respiratória. O público para esta capacitação tem faixa etária a partir dos 9 anos. “Nós esperamos colaborar com os cuidados da higiene pessoal e na mudança de comportamento e hábito cada vez mais necessários no momento de pandemia em que vivemos”, disse Michele.

A importância de manter bons hábitos de higiene deve ser ensinada desde a infância, opina a analista, pois é ainda na infância que o indivíduo incorporará aprendizados ao seu dia a dia que o acompanharão por toda a vida. “Especialmente em tempos de prevenção ao coronavírus, esses cuidados impactam não somente na saúde das pessoas, mas também nas relações sociais”, acrescenta Michelle.

Saúde

A enfermeira Kely destaca que no curso Bem-Estar e Qualidade de Vida (foto abaixo, da turma) foram trabalhados os pilares da qualidade de vida, ressaltando a importância de cada um. “Ao abordar os estilos de vida, foi possível constatar quais benefícios se ganha em optar pelo estilo de vida saudável e como cada escolha diária pode contribuir positivamente ou negativamente para a vida de cada uma. Ao trabalharmos as doenças crônicas não transmissíveis, usamos um mapa mental que foi construído a partir de cada explanação do conteúdo, ficando visível o quanto o estilo de vida não saudável contribui para o aparecimento dessas doenças”.

Ainda segundo Kely, esse é um curso do Sistema que veio para somar aos demais, afinal, “de nada adianta capacitar um trabalhador ou produtor rural para manusear uma ferramenta ou melhorar uma técnica se o mesmo não cuida da sua saúde de forma consciente e saudável”.

A Campanha

Segundo a enfermeira Nycole Israel, as crianças e adolescentes chegaram tímidas para participar da Campanha de Higiene Pessoal, mas foram se soltando ao longo das atividades e o resultado foi surpreendente. “O nosso objetivo de levar conhecimento sobre a higiene pessoal e as técnicas de lavagem das mãos foi atingida”, afirmou.

Nycole ficou surpresa com o tema, que, apesar de ser simples, ainda é desconhecido por parte do público participante - as experiências mostraram a facilidade de contaminação por contato cruzado das mãos e objetos, por exemplo. “A Campanha deixou bem nítido que, apesar da quantidade de informação que as crianças recebem hoje, elas ainda têm dificuldade em manter a higiene pessoal”.

Últimas notícias publicadas
19/10/2020 Curso promove construção de Fossa Séptica Ecológica
19/10/2020 Jovens destacam importância dos cursos de Equitação e Doma Racional
19/10/2020 Após um ano da realização do curso de recuperação de nascentes, produtor comemora água saindo da mina
16/10/2020 Benefícios da palma forrageira na alimentação bovina
16/10/2020 Curso em Olímpio Noronha orienta sobre saúde e atenção ao idoso
16/10/2020 Treinamento aborda saúde e empoderamento feminino em Campos Altos
16/10/2020 ATeG Café: produtores do Sul de Minas enviam amostras para o Cupping do SENAR
16/10/2020 Curso de Guindauto Munck é promovido em São Domingos das Dores
16/10/2020 Mobilizadores empenham-se para aplicar pesquisa do Sistema FAEMG
15/10/2020 ATeG leva novas possibilidades a cafeicultores de Eugenópolis e Pedra Dourada
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br