Cursos levam conhecimentos para moradores da zona rural de Brasópolis

O objetivo do Sistema Faemg/Senar Minas é promover o crescimento profissional do homem do campo, por meio de cursos e programas de qualidade. Em Brasópolis, Sul de Minas, o Sindicato dos Produtores Rurais, em parceria com o Sistema Faemg/Senar Minas, têm promovido, para produtores e trabalhadores rurais do município, capacitações em diversas áreas agrícolas.

Segundo o mobilizador, Paulo César de Faria, os eventos têm feito a diferença na vida e na família desses produtores, trabalhadores e seus familiares. Danilo Cintra participou recentemente do curso de Casqueamento e Ferrageamento de Cavalos, com o instrutor Rafael Cerqueira. O curso ocorreu no bairro Loba, em Brasópolis. Para o produtor rural, que possui cavalos da raça Mangalarga Machador, o treinamento tem ajudado em sua vida no campo: “Fiquei sabendo do curso ao fazer outro anterior também relacionado a equideocultura. O treinamento é muito esclarecedor e nos traz as técnicas corretas do casqueamento e ferrageamento dos animais e até mesmo da correção de alguns problemas”, conta.

Danilo conta ainda que o instrutor Rafael Cerqueira é muito atencioso, possui muito conhecimento na área de equidiocultura. Ele mostrou para a turma as técnicas corretas de trabalho, baseadas na anatomia do animal. “Compreendi o motivo de muitas técnicas convencionais serem erradas; e o instrutor nos abriu os olhos para verdadeiros absurdos que fazíamos com nossos cavalos, muitas vezes baseados na tal sabedoria popular, e que julgávamos ser correto”.  O produtor Danilo participou de três cursos: Doma Racional, Equitação e Casqueamento e Ferrageamento.

O treinamento foi importante também para Marcel Joseph Feliciem Silva, que agradeceu ao Senar Minas pela grande oportunidade de ter feito um curso de Ferrajamemto e Casqueamento: “Aprendemos muito bem a fazer o serviço certo e correto.  Nunca imaginei que uma ferragem mal colocada pudesse danificar tanto os animais, causando várias lesões algumas irreversíveis se não corrigida corretamente”. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Brasópolis, Edigar Renó Ribeiro esteve presente no encerramento do curso.

Os cursos do Sistema Faemg/Senar Minas proporcionam para o produtor e trabalhador rural uma mudança de atitude, com o foco na qualidade do produto e na oportunidade de melhorar a renda da família rural. E os exemplos de sucesso continuam em Brasópolis. Ana Lúcia dos Santos Adão e Gabriela Cristina da Silva Almeida fizeram o curso Produção Artesanal de Doces. Elas moram no bairro Can Can, zona rural do município, e estão investindo na produção caseira.

“Adorei fazer esse curso de doces. Aprendi muita coisa. Vi que não é o excesso do açúcar que deixa o doce gostoso, e sim a quantidade certa do produto, conforme a quantidade da fruta que eu vou querer o doce. Pequenos detalhes que fazem diferença no nosso dia a dia”, disse Ana Lúcia.

A aluna Gabriela também viu no curso uma oportunidade de melhorar a renda da família rural. “Eu agradeço muito a todos os envolvidos na organização do curso. Eu pensei mil vezes antes de fazer o treinamento, mas me permiti aprender, pois não sabia nada sobre doces, e meu marido ama doce. Eu vi um pé carregado de laranja na fazenda e falei para o meu marido: Estou vendo muitas compotas de laranja”, conta feliz. A ideia de Gabriela é investir nos doces caseiros, colocando em prática todo o conhecimento que obteve no curso. “Vivenciamos o passo a passo do feitio do doce, aprendemos fazendo, e isso é muito mais importante do que pegar a receita”.