Derivados do Leite: Grupo conclui curso de Produtos Especiais em Lima Duarte

Um grupo formado por 11 participantes concluiu, na última semana, o curso Trabalhador artesanal na pasteurização do leite e na fabricação de laticínios e afins / Produtos Especiais, em Lima Duarte, na Zona da Mata.

As aulas, conduzidas pela instrutora Maria Rita Ferreira Toledo, foram feitas no Sítio Primavera. Durante toda a semana, os participantes, que já passaram pelo Curso Básico, receberam ensinamentos sobre habilidades específicas e habilidades gerenciais. Entre os temas abordados estavam legislação, boas práticas na fabricação, limpeza, análise do leite, preparo e avaliação sensorial do produto. Quanto às práticas gerenciais, foram tratados assuntos como qualidade e competitividade, planejamento do trabalho, custos, comercialização e noções de associativismo.

Ao longo das aulas foram trabalhadas teoria e prática referentes à fabricação de queijos como provolone, parmesão, morbier, prato e coalho, além de bebida láctea fermentada e requeijão cremoso.

O evento, de 40 horas-aula, foi resultado da parceria entre o Sistema Faemg / Senar Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Lima Duarte, com mobilização de Ednon Matoso Ramos e Lília Silva Morais Ramos.