Sistema FAEMG / SENAR MINAS marca presença na Agrivales que começa nesta quinta (10)

A 2ª edição da Feira da Agricultura Familiar dos Três Vales (Agrivales) começa nesta quinta-feira (10), em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. O evento que teve sua primeira realização no ano passado, vai apresentar até o próximo sábado (12), produtos de agricultores, produtores familiares e artesãos dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e São Mateus. O objetivo, de acordo com os organizadores, é criar oportunidades de venda direta ao consumidor e de negócios com outros mercados.

Instrutores do Sistema Faemg/Senar Minas, entidade apoiadora do evento, vão promover oficinas durante o evento. Um dos temas diz respeito a cachaça, bebida tipicamente brasileira. Segundo o instrutor Humberto Candeias Cavalcanti serão oficinas de classificação de cachaças e princípios de elaboração de blends e degustação e análise sensorial de cachaça.

“Vamos abordar temas como história das aguardentes e da cachaça, conhecimentos básicos sobre análise sensorial, diferença sensorial entre cachaça de coluna e cachaça de alambique, reconhecimento dos aromas e sabores característicos das cachaças armazenadas em tonéis de diferentes madeiras e análise e caracterização sensorial de cachaças”, explica o instrutor.

Já o técnico em agropecuária Júlio Fernandes promete deixar os participantes com água na boca. “Sou instrutor do curso de Defumador de carnes e pescados/Suíno, frango, peixe, caprino, ovinos e produtos especiais. Aqui na Agrivales, de quinta-feira a sábado vamos promover oficinas sobre carne na lata, filetamento de tilápia, fabricação de carne de sol e frango desossado, aberto e fechado”, revela o instrutor.

Mais atrações

Durante a Agrivales, os expositores apresentam artesanato e comidas típicas da região. Além dos estandes dos produtores, os visitantes podem conferir shows todos os dias do evento. No ano passado, foram montados 44 estandes da agricultura familiar e 28 de fornecedores. De acordo com a organização, cerca de 30 mil pessoas visitaram a Feira em 2018. O gerente do Sebrae, Rogério Nunes Fernandes destaca a importância da Feira.

“A oportunidade da Agrivales, para o produtor mostrar o seu produto e estabelecer novas relações comerciais, é de grande importância. Uma vez que ele é visto e passa a ter a oportunidade de encontrar com consumidores desta região e de outras regiões. Então, expande ou cria a possibilidade enorme de expandir a sua comercialização, consequentemente, trazendo dinheiro para região, que vai circular no comércio local”, afirma.

A 2ª edição da Agrivales vai contar ainda com a participação do chef de cozinha e pesquisador da culinária mineira, Eduardo Avelar. Formado pela escola culinária de cozinha francesa, o instituto Le Cordon Bleu, em Paris, e um dos pioneiros da “a moderna cozinha brasileira”, o chef promete ministrar aos presentes, as maiores novidades do universo da culinária durante o evento.

“Vou fazer uma palestra sobre identidade gastronômica com profissionais e produtores regionais; farei também o Cozinha Show, que integra produtos regionais de pequenos produtores rurais; e, por fim, uma atividade com alunos das escolas”.

O Superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, ressalta a satisfação de ser parceiro na realização deste evento. “Para nós do Sistema Faemg/Senar Minas é um orgulho muito grande apoiar esta feira que visa contribuir com o desenvolvimento desta região. Também é motivo de satisfação fazer parte de um grupo de apoiadores que conta com Emater, Sebrae, Sindcomércio e Prefeitura. Temos certeza que será um evento promissor, com um grande público e que novamente será um sucesso”, afirmou Nascif.