Sistema FAEMG / SENAR MINAS e Sindicato Rural promovem Encontro de Famílias Rurais em Nazareno

Nazareno, cidade do Sul de Minas, recebeu o Encontro de Famílias Rurais. As atividades, que ocorreram no auditório da Escola Municipal Doutor Walfrido Silvino dos Mares Guia, reuniram 300 pessoas de comunidades rurais da região. O evento foi promovido pelo Sistema Faemg / Senar Minas e o Sindicato Rural de Nazareno.

Fizeram parte da programação palestras com os temas: associativismo, entretenimento, empreendedorismo, meio ambiente, saúde e segurança no campo. O evento contou ainda com recreação para as crianças e distribuição de mudas de plantas frutíferas. O gerente regional do Sistema Faemg / Senar Minas, Wander Magalhães (na foto abaixo) esteve no Encontro.

Também foram parceiros no evento a Secretaria Municipal de Educação, a Copasa e a Emater. “Excelente oportunidade de encontro das famílias rurais, para troca de experiências, rever amigos, fazer negócios e conhecer novas tecnologias. Foi também uma oportunidade de conhecer mais os números do agro no município de Nazareno e as perspectivas de futuro”, comenta José Luiz Mendes Coelho, técnico do escritório local da Emater/MG.

As atividades envolveram produtores rurais e seus familiares. As crianças conheceram como funciona uma Estação de Tratamento de Água – foi montada mini ETA, onde foi apresentado o passo a passo de todo o processo de tratamento da água. “O Encontro é um ótimo incentivo a comunidade rural, pois auxilia com informações de diversos setores.  Na oportunidade realizamos o primeiro "Pacto das Águas", em Nazareno, e formalizamos o compromisso público com a proteção e a revitalização da microbacia do córrego Ananias, por meio do Programa Pró-Mananciais da Copasa juntamente com o Coletivo Local de Meio Ambiente – COLMEIA”,  explica a assistente administrativo da Companhia de Abastecimento de Minas Gerais, Sônia Alvarenga Mesquita Ferreira (na foto abaixo, com as crianças).

Outro sucesso do evento foi a palestra “Segurança Pública no Campo”, conduzida pelo Sargento da Polícia Militar, Francisco Castro da Silva. O militar tratou de forma simples e direta como a comunidade rural pode e deve contribuir para a segurança na zona rural. Sargento Francisco deu dicas de prevenção, orientou o produtor a jamais reagir em um assalto e ressaltou a importância de se ter um grupo nas redes sociais, onde todos possam fazer parte e, a qualquer movimentação de pessoas ou veículos estranhos, que essas informações cheguem rapidamente a PM. “Achei o encontro proveitoso e oportuno para troca de informações. Agradeço a oportunidade de poder contribuir de forma positiva para o público rural. Estamos buscando melhorar e dar dias mais tranquilo para essa população”, finaliza.

Equipe do Senar Minas e parceiros no Encontro