Soja Plus é divulgado para mobilizadores do SENAR MINAS em Uberaba
Cerca de 35 mobilizadores do SENAR MINAS da Regional Uberaba, que contempla a maioria das cidades que serão atendidas pelo Soja Plus no Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, participaram de treinamento promovido pela Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais). Durante o encontro, o superintendente do INAES, Pierre Santos Vilela, explicou a importância do programa, quais ações deverão ser implementadas nos próximos anos e seus benefícios.
 
 
“A ideia é trabalhar com o produtor a gestão do seu negócio para que ele tenha mais eficiência para conduzir suas atividades, aproveitando as oportunidades de um mercado que cada vez crescente”, explica Pierre.
 
Entres as ações a serem realizadas pelos mobilizadores está a formação de turmas de 15 a 18 produtores ou gerentes de fazendas. Após este primeiro passo, serão realizadas as capacitações. Em 16 horas de curso, sojicultores aprenderão a importância da  boa gestão econômica, social e ambiental na propriedade rural.
 
“Quem não se modernizar vai ficar parado no tempo. Com o Soja Plus o produtor terá mais uma ferramenta para melhorar vários aspectos na propriedade”, comenta o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Gurinhatã e mobilizador do SENAR MINAS, Gilson Guimarães.
 
O Programa
 
Criado em 2011 e já consolidado no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Programa Soja Plus tem o objetivo de melhorar a gestão da propriedade de sojicultores de diversas regiões do país.
 
Totalmente gratuito, a proposta é orientar o agricultor para que ele desenvolva ações para se adequar às legislações ambientais e trabalhistas.
 
Entre os parceiros do Programa Soja Plus em Minas está o SISTEMA FAEMG e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).