Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

2º Encontro Integrado da Pecuária do Leste de MG

EVENTO
ESCRITO POR DIEGO SOUZA, DE GOVERNADOR VALADARES
26/11/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Nabih El Aouar falou sobre “A importância das raças zebuínas na produção de carne de qualidade para o mercado interno e internacional”

“A melhor palavra que define este evento é: fantástico!”. A avaliação é do presidente da Comissão Técnica da Pecuária de Corte e da Associação Nacional dos Criadores de Nelore, Nabih El Aouar, e diz respeito ao 2º Encontro Integrado da Pecuária do Leste de Minas Gerais, promovido nesta sexta-feira (25/11), em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

A iniciativa,  realizada pelo Sistema Faemg Senar Minas e parceiros, aconteceu no Parque de Exposições José Tavares Pereira pelo segundo ano consecutivo e contou com a palestra de Nabih El Aouar sobre “A importância das raças zebuínas na produção de carne de qualidade para o mercado interno e internacional”.

“O Encontro trouxe conhecimento, aprendizado e capacitação para todos os participantes, independentemente se pecuaristas, produtores rurais, técnicos ou estudantes de ciências agrárias. Acho que valeu a pena para os participantes, pois aprenderam, e para nós palestrantes porque aprendemos também. Então, é essa comunhão de interesse que faz com que o setor pecuário cresça cada vez mais e prospere muito”, afirmou  El Aouar.

Mais de 200 pessoas, entre criadores de gado de leite, corte e caprinocultores, participaram do evento que teve como propósito  abordar tecnologias  que  reduzam os impactos da degradação de pastagem, solo e água.

“Essa região tem uma topografia acidentada, que precisa ser trabalhada com ações que diminuam o impacto da degradação do solo e água e, principalmente, das pastagens, uma vez que a principal atividade econômica na área rural é a pecuária de leite e corte. A proposta do evento, então, foi integrar as várias instituições ligadas ao agro, canalizando esforços para trabalhar este foco: recuperar pastagem , solo e manter a infiltração de água com tecnologias sustentáveis”, destacou o gerente regional do Sistema Faemg Senar Minas, Luiz Ronílson Araújo Paiva.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar Minas, Luiz Ronílson Araújo Paiva, e o presidente da Comissão Técnica da Pecuária de Corte e da Associação Nacional dos Criadores de Nelore, Nabih El Aouar

Apresentações
Cerca de 10 palestras foram promovidas durante o evento. Entre elas, a do diretor técnico do Sistema Faemg e superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, que falou sobre “Ferramentas de Gestão da Pecuária” e a importância de se promover encontros como esse.

“É um evento muito importante, especialmente nessa época, quando se pode fazer um balanço do ano, reunindo produtores, técnicos, estudantes e lideranças.  Além de trazer temas relevantes para esta região do Leste mineiro, do Vale do Rio Doce. Esse ano, por exemplo, a questão da sustentabilidade ambiental está muito em voga, temática que para o momento deve ser muito trabalhada. Eu entendo que é um coroamento de um trabalho para poder fechar um ano e, ao mesmo tempo, despertar para temáticas importantes da sustentabilidade técnica, econômica e ambiental da atividade rural e empresarial na região de Valadares”.

Diretor técnico do Sistema Faemg e superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif que falou sobre “Ferramentas de Gestão da Pecuária”

O gerente regional do Sistema Faemg Senar Minas em Araçuaí, Luiz Rodolfo Quaresma,  também palestrou no evento e abordou o tema “Alternativas de alimentação para rebanhos leiteiros no período de escassez de chuva”. “O nosso objetivo foi cumprido, mostrar para o produtor rural e para os técnicos que atendem esses produtores no campo, a importância de se ter um planejamento bem feito e conceitos básicos, bem determinados na cabeça do produtor, para que ele consiga ter um planejamento realista e que seja aplicável de fato”.

Depoimentos

“Pude acompanhar as palestras de ovinocaprinocultura de leite e corte e achei todas de suma importância. Acho que essa é uma cultura nova aqui na região e este tipo de evento surge como um incentivo para que esse segmento cresça, prospere entre os produtores e conquiste melhorias para a economia da nossa região.”

Rivair Rodrigues Pereira, aluno do o curso técnico em Zootecnia oferecido pelo Senar Minas em parceria com a Univale.

“Achei o evento de grande importância para os produtores rurais, mas também para nós estudantes das áreas. São palestras que agregam informações para o dia a dia dessas pessoas no campo e para nós que estamos nas salas de aula. Consegui absorver muitas informações, principalmente em relação a bovinocultura de leite, como gestão, alimentação, cuidados, enfim, foi um evento extremamente proveitoso.”

Tábata Lima, estudante de Medicina Veterinária na Univale.

Presenças

O evento também contou com a participação de supervisores e técnicos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), autoridades, representantes do poder público local e personalidades políticas da região.

Realização

O encontro foi uma promoção do Sistema Faemg Senar Minas em parceria com Barbosa e Marques, Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Doce, Doce Sítio, Emater-MG, Frisa, Prefeitura de Governador Valadares, Sebrae, Sicoob Credriodoce, Sindicato dos Produtores Rurais de Valadares, União Ruralista Rio Doce (URRD), Universidade Vale do Rio Doce (Univale).