Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Campos da EPAMIG vão sediar atividades do Sistema FAEMG

PARCERIA
ESCRITO POR SEDE, EM BELO HORIZONTE
12/02/2021 . SENAR

Sistema FAEMG/SENAR/INAES e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) estão prestes a ampliar sua parceria com a abertura dos 22 campos experimentais da entidade para atividades conjuntas de capacitação e qualificação do Sistema FAEMG. É a união da expertise e tradição em pesquisa da EPAMIG, com a expansão da atuação do Sistema no agronegócio.

As duas entidades discutiram a proposta em reunião feita por videoconferência, conduzida pelo superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, o superintendente técnico da FAEMG, Altino Rodrigues, e a presidente da EPAMIG, professora Nilda Soares. Além do espaço para formação de produtores, técnicos e instrutores, a parceria também quer promover a pesquisa e difusão de tecnologias no meio rural e fortalecer a formação voltada para a agroindústria artesanal por meio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT).

Estrutura abrangente

Nove das dez regionais do Sistema FAEMG no interior tem pelo menos um campo experimental da EPAMIG em sua área de abrangência. São fazendas de 30 a 970 hectares, com estrutura de pesquisa, produção vegetal e animal e realização de eventos, voltadas para as principais atividades produtivas de cada região e adaptadas à realidade local, como explicou o diretor de operações técnicas da EPAMIG, Trazilbo José de Paula Júnior. Os campos sediam unidades de produção e unidades demonstrativas, e possuem capacidade para realização de eventos diversos. Todas as atividades serão conduzidas em conjunto com os Sindicatos Rurais e entidades cooperadas do SENAR MINAS.

Conforme Christiano Nascif, a ideia é que o foco dos trabalhos seja na atividade principal da região, “mas que os dias de campo representem, também, a diversificação do agro mineiro, mostrando alternativas de renda para os produtores, podendo explorar outras áreas de atuação dos campos”. Nacif acrescenta, ainda, que, ao longo do desenvolvimento do trabalho, mais parceiros podem se juntar à iniciativa.

As duas entidades já possuem um termo de cooperação firmado e agora vão levantar as necessidades para as atividades propostas, para que se identifique quais campos experimentais são mais aderentes a cada proposta de atividade. Cada ação terá um plano de trabalho próprio, sendo que a primeira demanda será a realização dos dias de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG, no segundo semestre.

De acordo com Nilda Soares, a EPAMIG fortaleceu muito sua estrutura para ensino a distância durante a pandemia, o que, segundo Christiano Nascif, é outro ponto de convergência entre as entidades, vindo ao encontro da demanda de treinamento de técnicos. “Nossos cursos praticamente não pararam durante a pandemia, então acreditamos que podemos ofertar, junto com o Sistema FAEMG, esse tipo de ensino. Todos os nossos professores já conhecem a plataforma e foram treinados”, complementou Nilda Soares.

Equipes

Participaram da reunião, junto com Christiano Nascif e Nilda Soares, o coordenador técnico Bruno Rocha Melo e a coordenadora de Formação Profissional Rural e Promoção Social Liziana Rodrigues, do SENAR MINAS; a analista técnica Nathália Rabelo e os dez gerentes regionais do Sistema FAEMG. Pela EPAMIG, estiveram o chefe do departamento de pesquisa, Marcelo Malta; a chefe de Divisão de Transferência e Difusão, Elizete Machado; e a chefe da Divisão de Inovação, Parcerias e Projetos, Cristiane Viana Guimarães Ladeira.