Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Casal recebe troféu da Premiação do ATeG Balde Cheio

RECONHECIMENTO
ESCRITO POR ALINE FURTADO, DE JUIZ DE FORA
02/12/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O casal Geraldo Geovani da Cunha e Danielle Priscila de Souza Cunha, juntamente com a filha Karen, recebeu o troféu da Premiação dos Destaques do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio, promovida pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS. Após promover diversas mudanças na propriedade graças ao ATeG, com período de assistência entre julho de 2019 e julho de 2021, a premiação veio na categoria “201 a 400 litros”. Para a entrega, estiveram no Sítio Boa Vista, em Chácara, o gerente regional do Sistema, Wander Magalhães; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Juiz de Fora, Domingos Frederico Netto; o técnico de campo Ronaldo Fagundes Filho; e a mobilizadora Andreia Aparecida Barbosa Vinha Fonseca.

Domingos, Wander, Ronaldo, Andreia e o casal Geovani e Danielle

Entre as ações adotadas no início do programa, o casal optou por ter menos animais, reduzir a produção e ter custo mais baixo. Priorizaram, então, mais qualidade, não apenas quanto ao bem-estar dos animais, mas também deles próprios. Uma das melhorias foi a redução do custo operacional efetivo, que inclui o gasto com volumoso, concentrados, medicamentos, energia elétrica e outros insumos para a produção de leite.

Outro ganho foi a qualidade do leite, conquistada, inclusive, por meio da construção de uma estrutura para o gado. O “free stall mais simples”, como citou Danielle, oferece às vacas camas de areia individualizadas, corredores de acesso e pistas de trato. O conforto térmico diminuiu o estresse dos animais e reduziu os casos de mastites, bem como o custo com medicamentos e o descarte de leite. A contagem de células somáticas (CCS) aumentou de forma considerável, o que elevou o poder de negociação da família e a receita, devido à bonificação paga pelo laticínio.

 

“O troféu consagra o nosso trabalho. O aprendizado com o Ronaldo foi enorme. Ele nos ensinava, cobrava, mostrava com números os resultados comparados e propunha mudanças para melhorarmos. Passamos a perceber que o caro é o que não se justifica. Vimos também o que fazíamos de errado e entendemos que algumas ações deveriam ser tomadas, sempre com base no planejamento.” - Danielle Priscila de Souza Cunha, produtora rural

“O prêmio foi mais do que merecido em função do crescimento e das melhorias. O casal representa um incentivo e tanto porque investiu pouco e continua aplicando as técnicas de gerenciamento. Eles passam a servir de exemplo porque demonstram empenho para crescimento do negócio e da qualidade.” - Domingos Frederico Netto, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Juiz de Fora

“O primeiro sentimento ao voltar à propriedade foi a alegria do reencontro. Depois de seis meses sem ir lá, eles me mostraram as novidades. Fiquei muito satisfeito porque estão colocando em prática ações que planejamos meses atrás. O ATeG deu certo. Plantamos uma sementinha, e eles estão mantendo e colhendo bons frutos. Saí com a sensação de dever cumprido.” - Ronaldo Fagundes Filho, técnico de campo

Mais premiados

Em breve, será feita a entrega dos troféus aos produtores premiados em Silverânia e Rio Pomba, Lucas Grossi de Paiva e Fábio Homem Campos, respectivamente; e em Barbacena, Roberto Carlos de Melo.