Encontro proporcionou conhecimento aos produtores rurais e a alunos de Instituição de Ensino no Norte de Minas
A parceria entre o Sistema Faemg Senar e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha tem garantido aos produtores rurais do Norte de Minas evolução e ainda mais qualidade no dia a dia de trabalho por meio do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG. A área de abrangência do sindicato, que atua nos municípios de Porteirinha, Serranópolis de Minas e Pai Pedro conta com seis grupos de assistência em andamento, beneficiando diretamente 170 produtores rurais das cadeias da avicultura, bovinocultura de leite, agroindústria e apicultura.
“Esses produtores estão recebendo capacitação, qualificação e assistência técnica e gerencial. Essas são chaves para o sucesso e para o futuro. O sindicato tem buscado e demandando ao Sistema Faemg Senar as ações para o desenvolvimento para o município, porque aqui temos um povo que quer crescer”, define o presidente do sindicato, Elton Mendes.
Parte deste empenho na evolução técnica dos produtores locais pode ser visto durante um encontro realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha. O evento, com a presença de mais de 200 pessoas, sendo a maioria produtores vinculados ao ATeG, debateu a importância da gestão nas propriedades rurais e orientações para saúde dos produtores, contando com palestras do consultor master da bovinocultura do Sistema Faemg Senar, Walter Ribeiro, e do instrutor do Senar Minas Raphael Sanzio.
“O sindicato de Porteirinha é muito ativo. Nesse evento trouxemos algo a mais para entregar ao produtor rural, tratando temas também fora da portaria das propriedades atendidas pelo ATeG. E ver esse público grande, o produtor engajado, significa que estão satisfeitos, que o produto que estamos entregando com a assistência técnica está bem avaliado”, pontua o analista de ATeG Wender Guedes.
Novos aprendizados
Ao longo das duas palestras, o público tirou dúvidas e buscou novas orientações. O apicultor Antônio Oliveira de Aguiar, que é do ATeG, quer levar mais estes aprendizados para dentro da sua propriedade. O objetivo é seguir evoluindo e atingir novas metas produtivas nos seus enxames.
“O evento foi importante para ampliar ainda mais nossos esclarecimentos sobre as atividades rurais e também saber valorizar o nosso trabalho para conseguir gerenciar melhor nossa propriedade e conquistar mais fonte de renda. Com o ATeG, já estou aprendendo a organizar todo o processo, o que tem ajudado a melhorar a produtividade. Quero ir mais além com apoio da assistência técnica e de eventos como este”.
Produtores rurais e estudantes de um curso técnico em agropecuária também estiveram presentes ao evento. Os alunos, com idade entre 16 e 30 anos, são da cidade vizinha, Pai Pedro. A visita dos discente teve o objetivo de garantir aos estudantes acesso a novos conteúdos para despertar a maior valorização do trabalho rural da região.
“O evento foi de grande importância para esses 16 alunos que trouxemos na caravana. Uma das nossas preocupações é a sucessão de quem vai ficar no campo. Um evento como esse vem para angariar conhecimentos para que os jovens tenham ainda mais vontade de ficar no campo e ter renda com sua atividade dentro de uma visão do empreendedorismo no meio rural”, celebra o diretor da instituição de ensino Denilton Borges.
Participaram ainda do evento técnicos do ATeG, supervisores e o gerente regional Dirceu Martins, que anunciou, ao término das palestras, que região de abrangência do sindicato de Porteirinha irá receber dois dias de campo com foco na bovinocultura e apicultura. Os eventos serão realizados ainda em 2023.