Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Inclusão e novas oportunidades para jovem de Espera Feliz

CASO DE SUCESSO
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
05/07/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

O jovem Luiz Fernando Machado, de 28 anos, perdeu completamente o movimento do braço esquerdo aos 19 anos, em um acidente do moto. A sequela gerou inseguranças e falta de perspectivas para o futuro, mas esse cenário mudou há sete meses, quando Luiz Fernando conheceu os treinamentos oferecidos pelo Sistema FAEMG em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Espera Feliz.

Curso de Classificação e Degustação de Café

“Passei oito anos sem expectativas para uma atuação profissional, mas, buscando o que a cidade oferecia com acessibilidade, encontrei o curso de Classificação e Degustação de Café, do SENAR MINAS”, contou.

Bem recebido e rapidamente adaptado ao treinamento, o jovem concluiu o curso e passou a se interessar cada vez mais pela cultura do café e pelo meio rural. Durante a capacitação, Luiz Fernando conheceu a secretária de Agricultura do município, Mariana Correia, que, ao conhecer a história e ver o empenho do jovem, ofereceu a ele um estágio na secretaria.

Luiz Fernando e o instrutor Daniel Prado

Luiz Fernando atua agora no laboratório de prova de cafés, já fez outros treinamentos do Sistema FAEMG ligados à cafeicultura, como torra e poda, e comemora a oportunidade conquistada. “Minha vontade supera qualquer desafio. Sempre dou o meu melhor e espero continuar mostrando do que sou capaz. O SENAR foi a primeira porta que me possibilitou abrir várias outras. É o pilar principal dessa mudança com um trabalho fantástico, sério e positivo. Os instrutores são excelentes profissionais que hoje eu tenho como amigos”.

O jovem também estagia no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, e este mês inicia o curso Técnico em Agropecuária e faz planos para o futuro. “Quero ter um impacto positivo na sociedade, principalmente no meio rural. Pretendo absorver o máximo de conhecimento e retribuir o aprendizado à população”.

Luiz Fernando atualmente é estagiário na Secretaria de Agricultura de Espera Feliz

Para Leonardo Chaves, mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Espera Feliz, Luiz Fernando é um exemplo de garra e força de vontade. “Um excelente aluno, muito interessado, que teve a vida transformada pelo nosso trabalho, através dos cursos do SENAR MINAS”.