Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

O potencial das frutas vermelhas em Machado

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS
22/09/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Técnicos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) participaram ativamente da Feira Machadense do Agronegócio (Femagro), no início deste mês. Entre as palestras ministradas por eles, destacam os temas:  cafeicultura, custos de produção e o sucesso do programa de frutas vermelhas, desenvolvido  em Machado com o apoio do Sistema  Faemg e o Sindicato dos Produtores Rurais.


São 37 produtores de amora que movimentaram na última safra o valor de R$ 1.797.000,00. A economia do município, que tem a cafeicultura como carro-chefe, segue aquecida com os produtores de frutas vermelhas. Somando aos 37 que produzem amora, seguem mais 15 que investiram em framboesa e se preparam para a segunda colheita, prevista para novembro, e 20 em mirtilo, que terão a primeira colheita em 2023.


Parceria


O ATeG Frutas Vermelhas acompanha todo o desenvolvimento dos produtores, que iniciaram o plantio de amoras em 2017. Os resultados da safra 2021, encerrada em fevereiro/2022, mostra o trabalho dos produtores e a conquista do grupo que atingiu a produção de mais de 147 toneladas. Número muito expressivo, segundo o técnico Fernando de Oliveira Lima. A previsão da próxima safra é de 200 toneladas. A produção da framboesa será computada na segunda colheita, prevista para novembro. Na primeira safra foram colhidos 1 kg da fruta por planta.


O programa de Assistência Técnica e Gerencial encerrará suas atividades no município, depois de dois anos, no mês de novembro, com ampla aceitação dos produtores, que estarão em plena colheita da safra 2022, que se inicia a partir de 15 de outubro. Segundo Fernando, o programa  de frutas vermelhas é um sucesso desde o plantio e a parceria com o Sistema Faemg,  por meio do ATeG, comprovou os resultados  vindos do apoio técnico e dos dados gerenciais que foram verificados durante os dois últimos anos.