O Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS e a Fundação Aperam Acesita comemoram o encerramento do ano com um balanço positivo: quase 5.000 horas de capacitações. Foram 25 cursos realizados, resultando na formação de aproximadamente 300 alunos. Os cursos ocorreram de forma on-line e presencial.
“Mesmo diante dos desafios durante a pandemia, conseguimos nos reinventar e levar capacitações à comunidade, proporcionando oportunidades de geração de renda e resultados positivos”, destacou a coordenadora de Projetos da Fundação Aperam Acesita, Juliana Jácome.
Entre os cursos, estiveram o de Horta em Casa, Saúde da Mulher, Aparação de Cascos e Ferrageamento, Eletricista Rural, Produção Artesanal de Salgados e Doces de Festa, Recuperação e Proteção de Nascentes e Jogos Pedagógicos Virtuais, que estreou neste ano no catálogo de cursos do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS.
Ângela Maria do Carmo participou de diversas capacitações. “Participo dos cursos promovidos pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS há muito tempo. A gente aprende fazendo, como no caso dos cursos de pães e doces. O último que fiz neste ano foi de plantio de horta em casa e já estou colhendo, literalmente, bons resultados: as minhas hortaliças”, contou.
A parceria da Fundação com o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS existe há 16 anos e mantém boas perspectivas para o próximo ano. “Juntos, obtemos resultados excelentes, mesmo em meio à crise sanitária. Tivemos que nos adaptar a esse novo cenário. Apesar de tudo que precisamos enfrentar, continuamos a promover ações em prol da comunidade rural de Timóteo”, disse o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Governador Valadares, Luiz Ronilson Araújo.