Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Premiação do programa ATeG Balde Cheio marca o início do Festival do Queijo Artesanal de Minas

FESTIVAL DO QUEIJO ARTESANAL DE MINAS
ESCRITO POR ASCOM
09/06/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Com um auditório lotado, quem estava presente no primeiro dia do Festival do Queijo Artesanal de Minas ainda pode acompanhar de perto o 1º Encontro Técnico ATeG Agroindústria e ATeG Balde Cheio. Nos dois eventos, técnicos dos programas e produtores rurais tiveram a oportunidade de aprimorar conhecimentos e discutir sobre o setor da pecuária leiteira.  Os participantes ainda puderam acompanhar a 2ª Premiação do ATeG Balde Cheio, que contemplou 15 produtores, três técnicos e três supervisores. As iniciativas tiveram como objetivo aproximar participantes, produtores e técnicos, valorizando o trabalho realizado por eles.

A gerente de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar, Nathalia Rabelo, afirmou que essa edição do festival superou todas as expectativas e que os conhecimentos agregados serão valiosos para todos os envolvidos. “O evento proporcionou um momento único de aprendizado e valorização do trabalho dos produtores, além de ter sido um divisor de águas para o programa agrícola. Nosso encontro trouxe algumas falas mais técnicas e aproximou os participantes para dentro do Sistema Faemg Senar. Isso faz com que desperte, em todo mundo, um sentimento de pertencimento. A nossa intenção era essa e superou a expectativa”, comemora. De acordo com Paula, os produtores ainda saíram do evento como multiplicadores de informação.

Os Programas de Assistência Técnica e Gerencial, ATeG Agroindústria e ATeG Balde Cheio, oferecem capacitação técnica e acompanhamento personalizado aos produtores de queijo e leite, com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos e aumentar a competitividade no mercado. Os técnicos dos programas trabalham diretamente com os produtores, orientando sobre as melhores práticas de higiene e segurança alimentar, manejo do gado, cuidados com o meio ambiente e outras questões importantes para a produção de queijos e leite de alta qualidade.

Premiação

A premiação do ATeG Balde Cheio foi destaque no seminário, no qual foram premiados produtores rurais, técnicos e supervisores pelo bom desempenho em cinco categorias. A importância de valorizar quem obtém bons resultados foi ressaltada, motivando os participantes a produzirem ainda mais. De acordo com Bruno Rocha de Melo, gerente executivo técnico do Sistema Faemg Senar, “o encontro permitiu uma troca de experiências entre os envolvidos, contribuindo para o desenvolvimento da pecuária de leite e agroindústria. Para os supervisores, em especial, a oportunidade de refletir fora da rotina diária pode ajudá-los a identificar soluções para problemas que podem passar despercebidos no dia a dia. O evento trouxe uma formação complementar valiosa, que pode ser aplicada diretamente no trabalho de cada participante e ajudar na evolução pessoal e profissional de todos”, avalia.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antonio Pitangui de Salvo, encerrou o encontro com uma mensagem direta e inspiradora para os presentes. Ele afirmou que a transformação do campo depende de todos e que os produtores rurais podem contar com a ajuda do Sistema Faemg Senar e outras entidades parceiras, para alcançar melhorias em sua renda e qualidade de vida. “Para isso, é necessário ter vontade de fazer bem-feito e trabalhar unidos em prol de objetivos comuns.” O presidente concluiu agradecendo aos técnicos, supervisores e colaboradores presentes, reiterando que a Faemg está ao lado dos produtores e que juntos é possível construir um futuro mais próspero para todos.

Confira o resultado:


Propriedades com produção de até 50 litros de leite/dia:

1º: Geraldo dos Reis Arantes - Sítio São Geraldo (ER03)

2º: Rubens Vilas Boas - Sítio Barra Grande das Canoas

3º: Ormeu Pereira de Paula - Sítio Jomarques

 

Propriedades com produção de 51 a 100 litros de leite/dia:

1º: Odilei Oliveira Chaves - Fazenda Pindaíba

2º: Sebastião Airton Arantes - Sítio Conquista

3º: Laura Cristina de Melo Caixeta - Fazenda Alagoas

 

Propriedades com produção de 101 a 200 litros de leite/dia:

1º: Aloísio Antônio Ramos - Fazenda Lagoinha

2º: Euripedes Pedro - Fazenda Nova Esperança

3º: Rogério Rufino Andrade - Agropecuária H1

 

Propriedades com produção de 201 a 400 litros de leite/dia:

1º: Joaquim Domício da Silva - Sítio Mamonal

2º: Henrique Gonçalves de Carvalho - Sítio Pinta Pau

3º: Rodrigo Antônio Gonçalves - Fazenda Contendas - Sítio Marciano

 

Propriedades com produção acima de 401 litros de leite/dia:

1º: Maria Gabriela Rodrigues - Fazenda Lagoa Formosa

2º: Denilton Vieira Diniz - Sítio Boa Esperança

3º: Vicente Severino Neto - Fazenda Vertente Grande

 

Técnico Destaque:

1º Lugar Jean Carlos Bittencourt Furtado

2º Lugar Pablo de Oliveira Motta

3º Lugar Aleksson Sandro Catone Rogério júnior

 

Supervisor Destaque:

1º Lugar Leonardo Cotta Quintão

2º Lugar Alexandre da Silva Prado

3º Lugar Lucas Leocádio Pereira da Silva