Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Programa PRAVALER retoma ações em MG

MEIO AMBIENTE
ESCRITO POR SEDE, BELO HORIZONTE
11/05/2022 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

O Sistema FAEMG sedia durante toda essa quarta-feira (11) uma oficina do Grupo de Trabalho do Projeto de Regularização Ambiental Produtiva (PRAVALER) para retomada dos trabalhos iniciados em 2019. O encontro também apresentou os avanços do CAR e PRA em Minas Gerais e elaborou o plano de ação para implementação do projeto piloto do PRAVALER no estado.

Participaram da 2ª Oficina para Planejamento do Projeto Piloto de Regularização Ambiental Produtiva representantes da CNA, Embrapa, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Sistema Florestal Brasileiro (SFB) e das gerências de Sustentabilidade e de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema FAEMG. As atividades vão iniciar na bacia do Rio Tejuco, no Triângulo Mineiro, onde a entidade já atua com a assistência técnica e gerencial do Projeto FIP Paisagens Rurais.

A gerente de Sustentabilidade do Sistema FAEMG, Mariana Ramos, explica que o PRAVALER vai ser um modelo de referência para os produtores rurais que cumpriram com as obrigações do CAR e tiveram áreas identificadas passíveis de recuperação na propriedade. “Estamos criando modelos de recuperação dessas áreas em que seja possível conciliar não só a preservação, mas também produção sustentável e ainda viabilizem um ganho econômico do produtor nessas áreas, que até então eram protegidas por lei e não permitiam um uso agropecuário. Com o projeto, pretendemos mostrar aos produtores essas possibilidades de desenvolvimento sustentável da propriedade rural por meio do programa, como regeneração natural, sistemas agroflorestais, plantio de espécies exóticas intercaladas com espécies nativas”, acrescenta.

“Esse projeto é de suma importância para o Sistema FAEMG. Vamos aproveitar esse know how dos parceiros envolvidos para convergir as ideias. O Sistema FAEMG tem buscado essa aproximação com o produtor e esse projeto vem a calhar com tudo que a gente prega e quer fazer. Eu conheço a região, sou de lá, e tenho prazer em participar dessa iniciativa, que é a primeira, mas tenho certeza que vai ser um sucesso e será a primeira de muitas”, disse o vice-presidente de Secretaria do Sistema FAEMG, Weber Bernardes.

O projeto em prática

Conforme Cláudia Mendes, assessora técnica da Coordenação de Sustentabilidade da CNA e coordenadora nacional do Programa PRAVALER, a meta é implantar o programa em todo o país, mas, fora o Amazonas, onde as atividades já estão mais adiantadas, esse ano serão três pilotos, em Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. “Primeiro, em 2019, nós envolvemos todos os atores do processo de regularização ambiental para que eles discutissem quais eram as fraquezas, ameaças, as fortalezas e oportunidades para entender os gargalos; agora, podemos construir um plano de ação para colocar o PRAVALER em prática. Definimos a área piloto no Triângulo porque lá já atua o FIP Paisagens Rurais, que também visa a regularização ambiental, e vamos trabalhar com essa equipe e uma amostra menor de produtores”, explicou.

O projeto piloto do Sistema CNA/SENAR e Embrapa está sendo desenvolvido com o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), da Embrapa, Serviço Florestal Brasileiro, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do sistema de informação WebAmbiente e prevê a atuação do SENAR para dar da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) aos produtores rurais.

Veja mais: