Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Sindicatos do Triângulo avaliam cenário agro pós-eleição

SINDICATOS
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
25/11/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

Reunião do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba avaliou o cenário do agronegócio em Minas Gerais, na quinta-feira (24/11), na sede do Sindicato em Uberaba. Este foi o primeiro encontro da entidade após o segundo turno das eleições.

“Nossa pauta principal era o momento político. Avaliamos que precisamos nos manter unidos e, principalmente, necessitamos de orientações para saber como proceder para defender nosso setor, diante dos problemas que podem surgir para o agronegócio no Brasil”, afirmou o presidente do Núcleo e do Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Florido e vice-presidente do Sistema Faemg Senar, Márcio Guapo.

Uma das solicitações definidas pelo Núcleo é que o Sistema Faemg Senar interceda junto ao governador Romeu Zema para que se posicione em relação ao trabalho das forças policiais em caso de invasão de propriedades rurais. “Esta é a nossa maior preocupação. Precisamos saber como o governo estadual vai agir nestas situações, para também orientar os demais presidentes. Sabemos que, caso isso ocorra, o produtor precisa de um apoio rápido da polícia para a retirada dos invasores em 24h”, completou Guapo.

Presente na reunião, o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, destacou que a entidade tem cumprido o seu papel de defender os interesses dos produtores rurais nas esferas estadual e federal. “Todas as discussões apresentadas aqui serão levadas ao conhecimento da diretoria do nosso Sistema, no intuito de agilizar as orientações para o setor”, enfatizou.

O encontro do Núcleo contou com representantes dos sindicatos de Campina Verde, Campo Florido, Capinópolis, Conquista, Frutal, Ipiaçu, Ituiutaba, Santa Juliana e Uberaba. “Neste momento de instabilidade, os produtores rurais e suas entidades representativas devem estar unidos e conscientes. É preciso que planejem e discutam as ações e os possíveis cenários futuros, para que tenham mais ferramentas para defender a nossa classe e continuar o trabalho que sustenta o Brasil”, afirmou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Marco Túlio Machado Borges Prata.