Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Sindicatos recebem orientações para 2ª fase do FIP Paisagens

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
04/10/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES começa, neste mês, o cadastramento dos produtores que irão participar da segunda fase do Projeto FIP Paisagens Rurais, que oferece assistência técnica e gerencial gratuita e promove ações para a recuperação de pastagens degradadas, áreas de APP ou reserva legal. Mais 800 vagas estão abertas no Triângulo Mineiro para os produtores da pecuária de corte e de leite inseridos na Bacia do Rio Tejuco.

Reunião no Sindicato de Campo Florido

Para repassar as orientações referentes à segunda fase e cadastramento dos produtores, o coordenador do projeto em Minas e analista técnico, Ricardo Tuller, está visitando os Sindicatos dos Produtores Rurais dos municípios participantes. “Estamos comunicando a ampliação da área de atuação do projeto, principalmente na região do Triângulo Sul, que, nesta fase, também vai abranger as propriedades de União de Minas e Comendador Gomes, totalizando 12 cidades”, explicou. 

Até o momento, houve reuniões nos Sindicatos de Uberaba, Veríssimo, Campo Florido, Campina Verde, União de Minas, Gurinhatã e Santa Vitória. Nos próximos 15 dias, serão visitados os municípios de Comendador Gomes, Uberlândia, Prata, Ituiutaba e Monte Alegre de Minas.

Reunião no Sindicato de Santa Vitória

“As visitas reforçam a parceria dos Sindicatos neste projeto e a importância deste período de cadastramento de produtores interessados em receber assistência técnica e gerencial”, destacou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Uberaba, Caio Oliveira. Atualmente, mais de 1.000 produtores são assistidos pelo projeto e, com as novas vagas, o objetivo é alcançar a meta de 1.782 propriedades atendidas em Minas Gerais. Nesta segunda fase, as visitas técnicas ocorrerão a partir de 15 de novembro. 

Expectativa

Em Campina Verde, o projeto será expandido para cerca de 70% da área do município. “Isso vai melhorar o nosso município e faz crescer a parceria do sindicato junto ao SENAR”, comentou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Uander Felisbino Leonel. 

Reunião no Sindicato de União de Minas

Em União de Minas, que passará a integrar o projeto na segunda fase, a expectativa é grande. “Vai ser muito importante para o município. O sindicato já queria trazer este projeto há algum tempo e agora fomos contemplados. Estamos iniciando o cadastramento dos produtores”, destacou o ex-presidente e atual diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de União de Minas, Lindomar Lúcio de Freitas.

O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado – FIP Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, por meio do Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do Mapa, com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do MCTIC, por meio do Inpe e da Embrapa.