Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

Produtora do Soja Plus é reconhecida por 100% de adequação

DESTAQUE
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES
25/11/2021 . SISTEMA FAEMG, INAES, FAEMG

Após fazer mudanças na gestão da propriedade, a sojicultora Joice Luiza Appelt foi premiada com o troféu de destaque. A propriedade dela foi a única no país a conseguir se adequar em todos os requisitos exigidos pelo Programa Soja Plus. A entrega do prêmio ocorreu em uma das propriedades gerenciadas pela família, que tem como carro-chefe a produção de soja para exportação. 

"Amadurecemos em vários níveis, especialmente na gestão de pessoas. Após o Soja Plus, adotamos, por exemplo, melhoria na cantina e nos alojamentos, ajustamos períodos de férias, entre outros. Fizemos também uma melhor sinalização dentro da fazenda, com placas de trânsito e indicativas e anotações sobre uso de defensivos, destino correto do lixo da fazenda e até mesmo nos postos de combustível na hora de limpeza dos veículos”, destacou a produtora.

A entrega do troféu foi feita pela superintendente do INAES e coordenadora do programa em Minas Gerais, Silvana Novais, acompanhada do coordenador técnico do Soja Plus, Caio Coimbra, e do gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Patos de Minas, Sérgio Coelho. 

Sérgio Coelho, Silvana Novais, Joice Appelt e Caio Coimbra

Produtividade com sustentabilidade

Para receber a certificação do programa, a propriedade, que também produz outros grãos e sementes, recebeu visitas e acompanhamento técnico nos últimos dois anos, quando houve ações de conscientização sobre normas legais e análise para adequações e aprimoramentos.

Placas indicam e orientam os funcionários sobre prevenção de acidentes, boas práticas de trabalho e ambientes seguros, como o laboratório, onde é exigido o uso de EPIs e os insumos usados ficam acondicionados de forma segura e controlada. Bacias de contenção foram montadas para represamento da água da chuva de forma correta, evitando o assoreamento do rio e mantendo todo o terreno de plantio com solo fértil. Além da destinação adequada dos resíduos, como insumos usados no laboratório, a fazenda instalou um aterro sanitário. “Quando você tem um lugar mais organizado, você cria processos e isso aumenta a produtividade”, afirmou Joice.

Joice e seus pais comemoram os resultados com o Soja Plus

Propriedade 100%

Com foco na melhoria contínua da gestão da fazenda, qualidade de vida dos trabalhadores rurais e das comunidades locais, o Soja Plus vem transformando a realidade de muitos empreendimentos no estado. Para a superintendente do INAES e coordenadora do programa em Minas Gerais, Silvana Novais, premiar uma propriedade que alcançou 100% de aproveitamento nos índices avaliados é motivo de orgulho.  

"Atuamos junto aos produtores para adequação às normas regulamentadoras e fazemos a análise ambiental da propriedade e a adequação do local para que os trabalhadores tenham melhor qualidade de vida. Com muita satisfação, neste ano, verificamos que a produtora Joice Luiza adequou a fazenda, em todas as funções, em 100%. É um grande orgulho saber que o nosso trabalho foi feito com sucesso e que o produtor também aderiu com muita seriedade a todo este processo”. 

"O Brasil é o maior produtor e exportador de soja do mundo, e o Programa Soja Plus veio para Minas para incrementar a parte de gestão econômica, social e ambiental. Produzir bem, com tecnologia, qualidade, segurança do trabalho e saúde do colaborador é uma das missões do programa”, destacou o coordenador técnico do Soja Plus.

“A Joice é um espelho. Ela e seus familiares são muito disciplinados nos processos produtivos e em tudo o que isso envolve, como as questões de saúde e segurança do trabalhador. É muito dedicada ao que se dispõe a fazer e motivadora da comunidade nos projetos do Sistema FAEMG/SENAR/INAES”, afirmou Sérgio Coelho.

O Soja Plus é uma parceria entre o Sistema FAEMG/SENAR/INAES e a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), com o apoio dos Sindicatos de Produtores Rurais, UFV (Universidade Federal de Viçosa) e Cargill.