Compartilhe

6º Cupping ATeG Café+Forte abre inscrições

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL
ESCRITO POR SEDE, BELO HORIZONTE
28/07/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Estão abertas as inscrições de amostras para o tradicional Cupping de Cafés Especiais do Programa ATeG Café+Forte. Este ano, a sexta edição do concurso direcionado para cafeicultores atendidos pela assistência técnica e gerencial do Sistema FAEMG traz várias novidades, sendo uma delas a divisão das provas das amostras em duas etapas.

Amostras para o concurso de 2021 bateram recorde de quantidade desde o início do concurso

“A primeira etapa será descentralizada. Foram selecionadas quatro cidades – Caratinga, Boa Esperança, Manhuaçu e Passos – para a primeira etapa de provas e classificação. Os 60 melhores cafés dessa seleção serão classificados para a segunda etapa, quando será feita uma prova para ranquear as amostras. É desta última que sairão os campeões, que serão conhecidos na Semana Internacional do Café deste ano”, explica a analista técnica e coordenadora do ATeG Café+Forte, Nathália Rabelo.

O concurso também está mais digital em 2022, com a implementação do uso de um aplicativo da Flowins, startup integrante da Novo Agro Ventures. “Esse aplicativo promoverá uma maior dinamização das informações e agilidade dos resultados dos laudos, que chegarão diretamente no celular dos produtores que entregaram as amostras”, contou o gerente Executivo Técnico e de Assistência Técnica e Gerencial Bruno Rocha de Melo. “As novidades darão mais qualidade ao cupping, entregando um serviço com mais profissionalismo e integrado com os Sindicatos Rurais”, acrescentou.

Regulamento

O regulamento do 6º Cupping ATeG Café+Forte já está no ar e pode ser lido e baixado neste link. Podem participar produtores que cultivam cafés Arábica e Canéfora (conilon), desde que assistidos pelo programa e sediados em Minas Gerais. As amostras devem ser entregues na data limite de 9 de setembro, e a prova e classificação da 1ª etapa será de 19 a 30 de setembro. As provas da segunda etapa serão realizadas em Boa Esperança nos dias 20 e 21 de outubro.