
O Sindicato de Produtores Rurais de Lima Duarte realizou, na última sexta-feira (5/12), o 2º Feirão do Agronegócio e o Encontro de Família Produtora Rural. Os eventos ocorreram na sede do sindicato e reuniram quase 300 participantes. No Feirão, foram expostos maquinários agrícolas, tratores, veículos e serviços que auxiliam o produtor rural, como placas de energia solar e linhas de crédito especiais.
Já o Encontro de Família Produtora Rural teve momentos de homenagens, discussões de temas importantes e confraternização. A produtora com o registro mais antigo no Sindicato de Lima Duarte, Maria Terezinha de Campos Lima, associada desde 1974, recebeu das mãos do presidente do sindicato, Olivier de Paula Campos, uma placa em reconhecimento aos 51 anos de associação. Ao lado dos filhos, a produtora agradeceu e se emocionou com o carinho recebido.

Foram homenageados ainda produtores que se destacam pelo trabalho no campo e como divulgadores das ações do SPR de Lima Duarte. O casal Maria Elisa de Almeida e Jorge Luiz Bezerra, do Sítio Primavera, foi reconhecido pela produção do Queijo Minas Artesanal da Serra da Ibitipoca, premiado em diversos concursos e incluído recentemente entre os 12 representantes de queijos mineiros em um guia elaborado pelo Governo do Estado. “É uma honra receber essa homenagem. Se me perguntassem há 10 anos o que eu estaria fazendo hoje, jamais diria que era queijo. Mas, desde que fiz o primeiro curso do Senar pelo sindicato, o curso de Lácteos e Produtos Derivados, eu me apaixonei”, conta dona Elisa, que há oito anos produz comercialmente. Atualmente, ela faz parte da Comissão de Queijo Artesanal do Sistema Faemg Senar como presidente da Associação de Produtores de Queijo Artesanal da Microrregião da Serra da Ibitipoca, que reúne 15 municípios.

Outro casal homenageado foi Andrea e Luiz Eugênio Modesto, da queijaria Paiol Velho. Eles receberam a placa junto aos três filhos, que também já estão envolvidos no trabalho no campo. A homenagem reconhece o empenho da família em levar tecnologia, desenvolvimento, sustentabilidade e inovação ao meio rural. Luiz Eugênio, que é filho e neto de produtores rurais, diversificou a cadeia produtiva. Além do leite, produz queijo, frutas e investe em turismo rural. “É uma satisfação fazer parte deste sindicato. Em nossas andanças por Minas, é difícil ver um sindicato que reúne tanta gente numa sexta-feira, que oferece todos os serviços que o nosso oferece e que está cada vez crescendo mais”, afirmou Luiz Eugênio. “Meu pai lá no céu deve estar batendo palma, porque ele adorava esse sindicato!”.

Palestras
Depois das homenagens, os produtores acompanharam palestras sobre nutrição e alimentação de bovinos, convênio para fertilização in vitro (FIV), aposentadoria rural e declaração do imposto de renda rural.
Conquista no processo antidumping
Houve também um intenso debate sobre o preço do leite e a conquista recente dos produtores em relação à reversão do entendimento técnico que interromperia a investigação antidumping contra as importações de leite em pó da Argentina e do Uruguai. Com isso, o processo seguirá em andamento e o governo poderá adotar tarifas provisórias enquanto a apuração continua.
Encerramento
Para fechar o dia, o tradicional Café na Roça proporcionou um momento de reencontros e confraternização entre os produtores. “Mais uma vez, o Sindicato de Produtores Rurais de Lima Duarte sai na frente e promove dois eventos fantásticos para reunir, informar e agregar os produtores da região. Estão todos de parabéns, e é uma grande alegria estar aqui!”, afirmou o gerente do Escritório Regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora, Emerson Simão.