Compartilhe


Mais de 100 capacitados para instrutoria em 2025

INSTRUTORES
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
02/12/2025 . SISTEMA FAEMG, SENAR

O Sistema Faemg Senar encerra 2025 com um marco importante: 103 profissionais de diversas áreas do conhecimento participaram da capacitação metodológica para atuarem como novos instrutores do Senar Minas, fortalecendo a rede de formação voltada ao desenvolvimento dos produtores e trabalhadores rurais mineiros. A última turma, com 27 candidatos, passou pela capacitação na semana passada. Entre os participantes, o Sistema Faemg Senar também capacitou profissionais de áreas ainda não atendidas pelo seu portifólio de cursos e programas, mas já visando novidades para 2026.

A coordenadora pedagógica do Sistema Faemg Senar, Cristiane Trigueiro, destaca que houve um avanço estratégico. “Tivemos candidatos para áreas ainda não contempladas pelo nosso portfólio. Entre os novos projetos, destaco a viticultura, o adestramento de cães para pastoreio e cacauicultura, cadeias produtivas em crescimento no estado”.

Última turma de capacitação de instrutores ocorreu em Viçosa

Viticultura

O Programa Formação por Competência incluirá uma nova atividade, a viticultura. O projeto foi construído em parceria com o Senar Rio de Janeiro. O agrônomo Daniel Almeida, técnico do ATeG Viticultura no Sul de Minas, pretende atuar no programa e participou da última capacitação do ano, em Viçosa. Ele considera a iniciativa essencial em um momento em que Minas se consolida como produtor de uvas de mesa e de vinhos, impulsionado pela técnica da dupla poda, validada pela Epamig. “O produtor precisa conhecer essa técnica para aplicá-la corretamente, seja ele iniciante ou experiente”, explicou.

Cães de pastoreio

A capacitação atraiu também profissionais de áreas inovadoras para o Senar, como o adestramento de cães de pastoreio. Para o treinador Júlio César Simão, referência nacional com títulos brasileiros e experiência em competições mundiais, este é um passo decisivo para beneficiar diretamente o campo. “Estamos vivendo uma grande crise de mão de obra. Um único cão bem treinado pode substituir o trabalho de duas pessoas, manejando rebanhos de bovinos, ovinos e caprinos, entre outros. Esse conhecimento vai agregar muito ao produtor”.

Expansão da cacauicultura

Na área da cacauicultura, o agrônomo Lucas Rodrigues elogia a metodologia aplicada pelo Senar Minas. Com experiência em assistência técnica e gerencial no Espírito Santo e em Minas Gerais, ele destaca o potencial de expansão da cultura no estado. “Há uma demanda crescente por cacau em Minas, tanto no Norte quanto em novas regiões que estão iniciando a produção. Espero contribuir com esse desenvolvimento aplicando a metodologia do Senar Minas que aprendi e que é incrível e transformadora”.