Compartilhe

Premiado no Concurso de Queijos do Serro agradece ao ATeG

ATEG BALDE CHEIO
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
08/10/2021 . SISTEMA FAEMG, SENAR

O produtor rural Lindomar Dâmaso dos Santos conquistou o 3º lugar no Concurso do Queijo, uma das atrações da tradicional Festa do Queijo do Serro, que teve o Sistema FAEMG/SENAR/INAES como um dos realizadores este ano. Lindomar recebeu assistência técnica e gerencial pelo ATeG Balde Cheio durante dois anos, e atribui a premiação a tudo que aprendeu e pode evoluir a partir do programa.

Queijo da Serra é reconhecido em concurso regional

Feliz da vida com a conquista, ele conta que não esperava ser classificado, mas entende que o reconhecimento é fruto de anos investindo no seu maior sonho, que é ver a atividade prosperar. “Agora que o terceiro lugar veio, vou batalhar mais um pouco para buscar a premiação máxima”, disse seu Lindomar, sorrindo, enquanto segurava o cheque no valor de dois mil reais. 

Na fazenda Engenho do Serro, a produção de queijos chega a 35 por dia, a partir de um total de 30 vacas. Um funcionário ajuda na lida, mas o produtor conta que gosta mesmo é de colocar a mão na massa e não pensa nem um pouco em parar. “Apesar de toda ajuda, é o produtor que conhece seu produto e avalia o que deve melhorar. Então, vou aproveitar a energia que tenho e continuar focando no que eu mais gosto de fazer”, explicou.

Transformações com o ATeG Balde Cheio

Lindomar descreve diversas melhorias e diz ser muito grato ao Sistema FAEMG/SENAR/INAES. O rebanho foi renovado, a pastagem melhorou, o uso da ração foi otimizado e houve redução no custo de produção. O trato com os animais também mudou muito. "Sei cuidar melhor da fazenda e agora temos melhor rendimento. A parte ruim é que o programa acaba”, brincou o produtor.