Compartilhe


Setor leiteiro conquista avanço em processo antidumping

MINAS GRITA PELO LEITE
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DE BELO HORIZONTE
02/12/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Mudança de entendimento no governo permite continuidade da investigação sobre leite em pó importado

 

O setor leiteiro obteve uma importante vitória nesta terça-feira (2/12), após reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em Brasília. O encontro contou com a participação do ministro Geraldo Alckmin e de representantes do setor, entre eles o presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite da Faemg e vice-presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da CNA, Jônadan Ma, e o assessor técnico da CNA Guilherme Dias.

Segundo Jônadan, houve reversão do entendimento técnico que interromperia a investigação antidumping contra as importações de leite em pó da Argentina e do Uruguai. Com isso, o processo seguirá em andamento e o governo poderá adotar tarifas provisórias enquanto a apuração continua. “Conseguimos uma grande vitória. A investigação terá sequência e agora buscamos a adoção das medidas provisórias para conter as importações, que continuam muito altas e prejudicam o produtor”, afirma.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, destaca a importância de reorganizar a cadeia leiteira de Minas. “O primeiro passo é reduzir as importações de leite em pó da Argentina e do Uruguai, que desequilibram o setor. O governo já reconheceu a legitimidade da nossa ação antidumping, o que é um avanço importante. Agora, esperamos que as importações retornem aos níveis históricos”.

Cenário

A decisão ocorre em meio à grave crise enfrentada pelo setor leiteiro, marcada por sucessivas quedas no preço pago ao produtor e pelo aumento expressivo das importações. Dados do setor mostram que, após a apresentação do pedido de antidumping, em março, as compras externas caíram 15%. No entanto, após a publicação do parecer preliminar desfavorável do MDIC, as importações voltaram a subir — alta de 28% entre agosto e setembro.

Para reforçar a mobilização, o Sistema Faemg Senar organizará uma caravana com cerca de 60 produtores para participar da audiência pública marcada para 3 de dezembro, requerida pela deputada federal Ana Paula Leão. O objetivo é pressionar ainda mais o Governo Federal e defender a retomada plena do processo antidumping.