Compartilhe

Sistema FAEMG Notícias - 23 de novembro

INFORMATIVO
ESCRITO POR ASCOM
23/11/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

HOMENAGENS EM SABINÓPOLIS
O presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Roberto Simões, foi um dos homenageados em solenidade promovida em Sabinópolis, por sua trajetória em prol do produtor rural mineiro. O evento também condecorou produtores de Queijo Minas Artesanal da Microrregião Serro, premiados em concursos regionais e internacionais.

Saiba mais:
http://www.sistemafaemg.org.br/senar/noticias/roberto-simoes-recebe-homenagem-em-sabinopolis

 

NOVA CAMPANHA PUBLICITÁRIA
O Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos acaba de lançar nova campanha publicitária, que pode ser vista no YouTube e nos principais veículos de comunicação do estado. As peças valorizam os 70 anos de evolução, ao lado do produtor rural mineiro.

Assista o filme aqui:


CAMPEÃ DO SOJA PLUS

A sojicultora Joice Luiza Appelt foi premiada pelo Programa Soja Plus, como produtora destaque. Ela foi a única produtora do Brasil a adequar a sua propriedade 100% em todos os aspectos. O troféu foi entregue pela superintendente do INAES e coordenadora do programa em Minas Gerais, Silvana Novais, acompanhada do coordenador técnico do Soja Plus, Caio Coimbra. Também esteve presente o gerente regional do Sistema FAEMG em Patos de Minas, Sérgio Coelho. O Soja Plus é uma parceria entre o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos e a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), com o apoio dos Sindicatos de Produtores Rurais, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Cargill.

"Amadurecemos em vários níveis, especialmente na gestão de pessoas. Após o Soja Plus, adotamos, por exemplo, melhoria na cantina e nos alojamentos, ajustamos períodos de férias, entre outros. Fizemos também uma melhor sinalização dentro da fazenda, com placas de trânsito e indicativas e anotações sobre uso de defensivos, destino correto do lixo da fazenda e até mesmo nos postos de combustível na hora de limpeza dos veículos. Quando você tem um lugar mais organizado, você cria processos e isso aumenta a produtividade."
Joice Luiza Appelt, produtora de soja com propriedades em Paracatu e Buritizeiro 

"Atuamos junto aos produtores rurais para o uso das normas regulamentadoras e também fazemos a análise ambiental da propriedade e a adequação do local, para que os trabalhadores tenham boa qualidade de vida. Com muita satisfação, neste ano, verificamos que a produtora adequou a fazenda em todas as funções em 100%. É um grande orgulho saber que o nosso trabalho foi feito com sucesso e que o produtor também aderiu com muita seriedade a todo este processo." 
Silvana Novais, superintendente do INAES e coordenadora do Soja Plus em Minas Gerais

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES/ Sindicatos segue com participação ativa na programação do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, no Expominas e virtualmente. 

A gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema FAEMG, Liziana Rodrigues, participou de roda de conversa sobre o uso racional da água. 
“Tivemos a oportunidade de discutir com profissionais de três setores diferentes da agropecuária. E é nítida a importância do produtor rural quando o assunto é água. Este é um recurso natural que ‘não acaba’, ele se transforma, se modifica dentro do ambiente.  Através da preservação de nascentes, reciclagem e captação da água da chuva, ou mesmo das barraginhas para a manutenção de recursos hídricos durante as estiagens, o produtor rural, tem a capacidade de contribuir muito com a preservação e disponibilidade de água de qualidade.”
Liziana Rodrigues, gerente de FPR e PS do Sistema FAEMG

 

REUSO DA ÁGUA NO AGRO

Hoje, o Sistema FAEMG organizou a Roda de Conversa Reuso da Água no Agro como Alternativa para a Crise de Recursos Hídricos. 
A palestrante Ana Sílvia Santos, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), destacou a importância da conscientização sobre o uso da água. E a moderadora, Adriana Maugeri, presidente da Associação Mineira da Indústria Florestal, lembrou que, no agro, como um todo, “temos que ter uma meta clara de não concorrer demais por água com a população”. Projetos neste sentido, inclusive, já existem e começam a ser executados.

 

ESTANDE VIRTUAL DO SISTEMA FAEMG

Acesse: www.sistemafaemg.org.br/estande
Participe do nosso quizz  e assista às animações criadas, exclusivamente, para o evento: práticas de conservação do solo, vegetação, gestão da água na propriedade, energia renovável e outras atrações!


CAFÉ CARBONO NEUTRO MINEIRO CHEGA AO JAPÃO
O Brasil fez seu primeiro embarque de café carbono neutro, cujo processo de produção permite maior sequestro do que emissões de gases de efeito estufa, para o Japão e novas exportações do produto mais sustentável e valorizado estão a caminho, afirmaram à Reuters representantes da cooperativa monteCCer, com sede em Monte Carmelo, no Cerrado Mineiro, que liderou a iniciativa. 
"O café mineiro deu a largada no mercado internacional de produtos carbono neutro. Além da melhor remuneração, as práticas adotadas para descarbonização melhoram a produtividade, reduzem custos com insumos como fertilizantes, água e energia, e protegem melhor o solo. Isso se traduz em sustentabilidade em todas as suas esferas (ambiental, econômica e social)." 
Ana Paula Mello, gerente de Meio Ambiente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos

Saiba mais aqui