A qualidade está no DNA do Sistema Faemg Senar e para assegurar que essa diretriz continue chegando ao campo por meio das ações de desenvolvimento do agronegócio mineiro, além da assistência técnica e gerencial e treinamentos gratuitos, nesta semana os escritórios regionais em Sete Lagoas e Governador Valadares passaram por uma auditoria da Certificação ISO 9001. Promovida anualmente, o objetivo é examinar o cumprimento das boas práticas estabelecidas pelo Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) da entidade.
A rotina de trabalho nas regionais foi assistida pela gerente de Administração e Finanças e representante da Diretoria, no Sistema de Gestão da Qualidade, Ana Lúcia de Angelis, o auditor Miguel Paiva, da certificadora DNV GL, e a analista de qualidade e auditora interna do SGQ, Márcia Betti, acompanhados das assistentes e dos gerentes regionais Rodrigo Ferreira e Luiz Ronílson Paiva.
A ação traz como benefícios a melhoria na execução dos processos importantes, melhor gestão, mais assertividade na tomada de decisões e maior eficiência produtiva. “Ficamos felizes em ver que tantos municípios do estado de Minas estão recebendo um serviço de qualidade e padronizado, tendo como foco principal atender melhor o cliente final, o produtor rural”, avaliou Ana Lúcia.
Novidade
Neste ano, o SQG contempla, em seu escopo, a inclusão do programa ATeG para a certificação ISO 9001, avaliando os padrões definidos e normalizados disponíveis no sistema Fluig. A novidade foi recebida de forma positiva, ao passo que poderá demonstrar que a entidade está capacitada a prover, consistentemente, produtos e serviços que atendam as demandas do produtor rural e das pessoas ligadas, direta ou indiretamente, ao meio rural. “Avaliamos os resultados alcançados, os processos e procedimentos, desde a mobilização até o encerramento do período de atividades por grupo inserido no programa”, explicou o gerente regional, Rodrigo Ferreira.
Na oportunidade, a equipe visitou o produtor Carlos Eduardo Silva Ribeiro, de Paraopeba, atendido pelo ATeG desde agosto de 2021. O técnico de campo Douglas Pires avaliou o momento como bastante produtivo para todos. "Tivemos oportunidade de mostrar nosso trabalho como um todo. Ações como essa nos motivam a continuar buscando por melhoria contínua para, assim, fazer um atendimento de acordo com as reais necessidades do produtor”, disse.
Em Governador Valadares, na visão do gerente regional Luiz Ronilson Paiva, a auditoria transcorreu dentro do esperado. “Foi feito um apanhado das ações que são desenvolvidas no escritório regional, como Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e programas especiais, principalmente de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Analisou-se as conformidades e evidências de que tudo que estamos fazendo está de acordo com os procedimentos preconizados no Sistema de Gestão da Qualidade e, também, de acordo com as normas e padrões estabelecidos pelo Senar Minas. Agora, vamos aguardar o relatório final que será expedido após todas as auditorias feitas”, comentou.
Próximos passos
Nesta sexta, às 11h, será promovida uma reunião de encerramento da auditoria, na sede da entidade. Na ocasião, o auditor vai apresentar um resumo do que ocorreu e os principais apontamentos - ação que antecede o relatório final.
A próxima auditoria de manutenção da certificação ocorrerá em novembro de 2023. Ao final do ciclo de 4 anos, todas as regionais passam pelo processo de auditoria externa.