Com os atendimentos realizados em Cabo Verde, o Programa Saúde Itinerante concluiu o seu percurso pela área da regional do Sistema FAEMG de Passos. Participaram da abertura o prefeito, Claudio Antônio Palma; a presidente da Câmara, Maísa Renata Batista Gianini; o presidente do Sindicato Rural, Jerônimo Giacchetta; e o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo. O Caminhão da Saúde percorreu dez municípios em atendimento ao homem e à mulher rural. A iniciativa do Sistema FAEMG e Sindicatos Rurais tem o apoio das Prefeituras e Secretarias de Saúde.
Em Cabo Verde, foram 160 mamografias. A campanha no município contou com o apoio da presidente da Câmara de Vereadores, Maísa Renata Batista Gianini, que está em tratamento contra câncer de mama. Em vídeo gravado junto com o presidente do Sindicato, Jerônimo Giacchetta, falou com as mulheres sobre a importância de um diagnóstico precoce, experiência vivida por ela.
“Atendemos nossas associadas e proporcionamos a oportunidade das mulheres se cuidarem no sentido da prevenção. Fiquei satisfeito com o atendimento, que só foi possível com as instituições trabalhando juntas. As parcerias foram com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, Câmara Municipal, com depoimento importante de sua presidente, e da Cooxupé. Mais uma vez, o convênio do Sindicato de Produtores e o Sistema FAEMG dando exemplo de ação efetiva em Cabo Verde”, acrescentou Jerônimo.
Promoção da Saúde
O programa ajudou na demanda das secretarias de Saúde, que estavam com o número de exames atrasados em decorrência da pandemia. O Caminhão da Saúde visitou pela segunda vez os municípios de Monte Santo de Minas, Guaranésia e Alterosa.
Monte Santo de Minas - 80 mamografias. Devido à alta demanda por exames, o programa ajudou a avançar os atendimentos realizados pela Prefeitura.
Alterosa - 78 mamografias.
Machado - 81 exames de PSA, 78 mamografias e 55 exames papanicolau.
Guaranésia - 78 mamografias e 21 Papanicolau