Compartilhe

Sindicato Rural de Barbacena promove encontro com candidatos à prefeitura

SINDICATOS
ESCRITO POR ALINE FURTADO, DE JUIZ DE FORA
05/11/2020 . SINDICATOS, SENAR

Os nove candidatos à Prefeitura de Barbacena participaram de um encontro promovido pelo Sindicato Rural de Barbacena e pela empresa Batuta Agronegócio. O momento foi exibido por meio de redes sociais e teve como objetivo abrir espaço para que os concorrentes ao cargo falassem sobre seus projetos relacionados ao meio rural.

“Conseguimos reunir os nove candidatos na sede do sindicato para um momento de exposição de ideias. Sentimos que durante entrevistas aos veículos de comunicação da cidade, não havia perguntas relacionadas à área rural. Assim surgiu a ideia da live”, explica o presidente do Sindicato Rural de Barbacena, Renato Laguardia.

A pergunta que abriu o evento foi relacionada às melhorias e manutenção das estradas. Em seguida, foram exibidos vídeos gravados com produtores rurais e representantes de entidades ligadas ao meio rural com perguntas com os temas: privatização da Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa); a restauração do Parque de Exposições; êxodo rural e sucessão no campo; e reativação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Barbacena.

“Foram dez perguntas direcionadas a cada um dos candidatos. Uma delas abordou o tema recolhimento do lixo na zona rural. Não apenas o lixo produzido doméstico, mas também o lixo que incluiu seringas, agulhas e remédios, visto que o lixo que deriva de defensivos agrícolas já é recolhido pela coleta ou por uma associação”, explica Laguardia.

O presidente do sindicato destaca a importância do evento, que contou com grande participação por meio das redes sociais. “Como tudo está gravado, temos a possibilidade de sentar com o candidato eleito e cobrar aquilo que foi dito. E oferecer para trabalharmos em parceria, a fim de atender à nossa zona rural, grande em extensão, em produção, em qualidade. Precisamos ser olhados e ter a atenção que merecemos, afinal, geramos emprego, receita e renda para o município.”

Adesivo

Com foco nas eleições municipais deste ano, o Sindicato Rural de Barbacena está distribuindo adesivos aos produtores rurais. O adesivo traz a frase “Produtor rural, vote em quem apoia você”. “As peças foram criadas há quatro anos e vem sendo distribuídas antes das eleições. Foi assim em 2016, em 2018 e agora. Precisamos estar fechado com quem nos apoia”, pondera Laguardia.