Compartilhe


Sistema compartilha estratégias em evento no Tocantins

ESTRATÉGIA
ESCRITO POR NATHÁLIA FERREIRA DE BELO HORIZONTE
01/12/2025 . SINDICATOS

O Sistema Faemg Senar foi apresentado como referência nacional durante o 10º Seminário Excelência Sindical promovido pela Faet/Senar Tocantins, que discutiu estratégias para fortalecer a representatividade e a autonomia financeira dos sindicatos rurais. Representando o Sistema no encontro tocantinense, Constantino Dias Neto, presidente do Sindicato Rural de Abaeté, presidente da ASPROCEM e 2º vice-presidente de Finanças do Sistema, levou a experiência mineira como exemplo de organização, gestão e inovação na atuação sindical.

O evento teve como foco o protagonismo sindical, abordando ações que permitam aos sindicatos aumentar e manter o número de associados, além de ampliar sua capacidade de geração de receitas próprias, reduzindo a dependência de recursos externos. Segundo Constantino, esse é um dos principais desafios atualmente enfrentados pelos sindicatos do Tocantins, que ainda contam fortemente com apoio institucional da federação e do Senar.

Durante a apresentação, o representante mineiro destacou o peso do agronegócio no estado, apresentando indicadores e a estrutura do Sistema. Constantino também compartilhou dados históricos das ações de formações e da Assistência Técnica e Gerencial. Outro ponto que despertou interesse foi o programa de compras coletivas, conduzido pelo INAES, que já gerou economia média de 10% para os produtores nas primeiras rodadas.

Além disso, foram apresentados projetos de recuperação de áreas degradadas, parcerias com a Cargill nas iniciativas de cacau e sustentabilidade e novos modelos de atuação técnica.

Constantino ressaltou que a presença em Tocantins representa a força institucional de Minas no cenário nacional: “Ali não estava apenas o presidente do Sindicato Rural de Abaeté; estava a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais. Nosso protagonismo faz com que federações parceiras convidem representantes da Faemg para compartilhar o trabalho realizado em Minas”, afirmou.

Ele destacou ainda o papel da atual diretoria da Faemg. “Temos a felicidade de ter uma direção capitaneada pelo presidente Toninho, que nos dá norte e engajamento para que a classe produtora seja cada vez mais representativa e respeitada”, disse.

Para Constantino, a troca de experiências fortalece a atuação de todo o Sistema Sindical Rural no país. “Minas Gerais é visto pelo trabalho, pela coesão e pela representatividade. Mas também aprendemos muito quando conversamos com colegas de outros estados. Essa troca é fundamental para que o sistema como um todo cresça”, concluiu.