Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


1° encontro das piscicultoras do Polo de Excelência em MG

PROTAGONISMO FEMININO
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
06/09/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Liderança, empreendedorismo e gestão da propriedade rural foram os temas abordados pelo Sistema Faemg Senar no 1° encontro das mulheres piscicultoras do Polo de Excelência da Zona da Mata Mineira nesta sexta-feira (6/9) em Muriaé. O evento reuniu cerca de 90 produtoras e interessadas na atividade e faz parte da programação da 2° Exposição Estadual de Aquicultura  Ornamental.

A gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, destacou que há uma forte presença feminina na atividade, realizada por cerca de 400 famílias na região. “O trabalho das mulheres é fundamental para o agro e não é diferente na piscicultura ornamental. É preciso incentivar que elas empreendam nas propriedades com o que sabem fazer e que busquem informações, capacitação e o trabalho em conjunto com outras mulheres”.

Silvana apresentou iniciativas do Sistema Faemg Senar que podem ajudá-las no processo de desenvolvimento profissional e pessoal. “Criamos uma comissão para conhecer a demanda das produtoras e uma série de treinamentos com módulos sobre gestão financeira, inteligência emocional, autocuidado, liderança e comunicação”.

Já a gestão da propriedade rural foi tratada pela técnica de campo do Programa de Assistência Técnica  e  Gerencial (ATeG), Jéssica do Carmo. Ela lembrou que o Brasil é o sétimo país com maior número de empreendedoras do mundo, segundo o Sebrae, e que os negócios rurais podem ser uma excelente alternativa, como a produção e comercialização de peixes ornamentais, que movimenta R$ 10 milhões em Minas Gerais por ano. “Busquem os parceiros, como o Sindicato dos Produtores Rurais e o Sistema Faemg Senar, para aprender a controlar os custos e aprimorar a gestão”, orientou.

A coordenadora regional do IMA, Maria José Firmo, enfatizou que o evento foi uma oportunidade para mobilizar as mulheres e reforçar o pertencimento delas à cadeia.

A Exposição Estadual de Aquicultura Ornamental faz parte da programação da 67°da Expo Muriaé e vai até este domingo (8).