Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Abertura da Fenicafé reúne autoridades em Araguari

CAFEICULTURA
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
16/04/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O Sistema Faemg Senar marcou presença na abertura da 27ª edição da Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura – Fenicafé 2024, em Araguari, no Triângulo Mineiro. A solenidade reuniu várias autoridades, entre elas o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, além de deputados e prefeitos da região, na noite de segunda-feira (15/04). Considerada a maior feira deste setor no Brasil, a Fenicafé representa uma oportunidade para efetivação de parcerias e ampliação de negócios e tem expectativa de receber 30 mil pessoas no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco, até quinta-feira (18/04). 

Luisele Caires, integrante da Comissão Faemg Mulher, Ricardo Tuller, gerente regional de Uberaba, Ebinho Bernardes, vice-presidente secretário, Malk Mauad, presidente do Sindicato de Araguari, Antônio de  Salvo, presidente  do Sistema Faemg Senar, e Renato Laguardia, vice-presidente de Finanças. 

“Esta é uma feira importantíssima, que mostra o potencial da cafeicultura aqui no Cerrado Mineiro. Uma região que é forte no setor sucroenergético, nos grãos, na pecuária de leite e de corte e, de uns anos para cá, também no café irrigado. Parabéns aos organizadores”, disse o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo. Em seu discurso, ele enfatizou que é preciso mais atenção com a irrigação, pois ela protege o meio ambiente e pode potencializar a produção. Os vice-presidentes Renato Laguardia e Ebinho Bernardes também acompanharam a solenidade em Araguari. 

O vice-governador Mateus Simões falou da importância desta cadeia produtiva no estado. “Tenho um orgulho imenso do que o café representa para nós. Somos os maiores produtores de café do mundo, representamos mais de 20% da produção, isso significa que uma em cada quatro xícaras tomadas no mundo, veio do nosso estado. Especialmente aqui, em Araguari, tive a oportunidade de ver a incrível transformação da terra árida do Cerrado em grande produtor cafeeiro”, afirmou.

O secretário estadual Thales Fernandes destacou que o município de Araguari é um modelo para o Brasil, com 12 mil hectares e mais de 500 mil sacas de café, praticamente todas irrigadas. “No primeiro trimestre, o agro mineiro exportou 2,1 bilhões de dólares e, deste total, 900 milhões foi de café”, completou.

O presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari – ACA, entidade realizadora da Fenicafé, explicou que o objetivo da feira é promover o debate e a troca de informações sobre a cultura, a comercialização e o consumo de café. “Queremos apresentar o que há de mais inovador e relevante no setor cafeeiro, no segmento da irrigação, e realizar muitas oportunidades de negócios”, ressaltou Cláudio Morales.

Com parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Araguari, a Fenicafé é promovida conjuntamente com a Café Agro e a ExpoAraguari. “É um evento com repercussão regional e nacional de grande importância, tanto da parte técnica da cafeicultura irrigada, como da parte de pecuária e de entretenimento”, comentou o presidente Malk Mauad.

 

Programação

A programação da Fenicafé conta com workshops, palestras, simpósios e visitas aos estandes. Na quarta-feira (17/04), o Sistema Faemg Senar promoverá ao longo do evento, três reuniões de sensibilização com os produtores rurais para apresentação do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Confira os horários: 13h30, com produtores de café; 15h, com produtores de maracujá; e 18h, com produtores de queijo.

Nos dias 17 e 18, a programação também inclui apresentação do Sistema Faemg Senar para os jovens do campo.

A Fenicafé é promovida pela ACA e Federação dos Cafeicultores do Cerrado, com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal de Araguari.

}