As visitas ocorreram em propriedades nos municípios do Prata e Gurinhatã, na região do Triângulo Mineiro
Representantes da empresa Cargill, no Brasil e nos Estados Unidos, visitaram propriedades atendidas pelo projeto Agro + Verde na última semana. O objetivo foi verificar in loco como estão sendo desenvolvidas as ações e os benefícios para o produtor. A iniciativa é promovida pelo Sistema Faemg Senar, por meio do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes), e a Cargill. Neste projeto, os produtores rurais recebem orientações técnicas e insumos para melhorar a qualidade das pastagens e restaurar áreas de preservação permanente e reserva legal dentro das propriedades.
As visitas ocorreram em propriedades nos municípios do Prata e Gurinhatã, na região do Triângulo Mineiro. “O grupo contou com especialistas na área de sustentabilidade, que vieram entender melhor como será avaliado o ganho na biodiversidade da região a partir do projeto. Foi uma oportunidade para eles verem as ações diretamente nas propriedades e ouvirem os produtores rurais”, explicou o analista de Projetos e Planejamento do Sistema Faemg Senar, José Jhones Matuda.
O analista de Sustentabilidade da Cargill, João Alexandre Melo, avaliou que as visitas foram positivas. “O objetivo foi ir a campo e verificar como o Sistema Faemg Senar está desenvolvendo a assistência técnica e obter um retorno dos produtores. Nas duas propriedades visitadas tivemos uma resposta muito positiva, com relatos interessantes de como o projeto está orientando tecnicamente, agregando valor e contribuindo na restauração das áreas de preservação ambiental e de reserva”, afirmou.
Desenvolvimento do projeto
Na fase piloto, o Agro + Verde já atendeu 30 pecuaristas de corte e de leite. Até o momento foram entregues 1.330 toneladas de calcário e 91 toneladas de adubo para a recuperação de pastagens, e ainda 337 mil metros de arame liso para a construção de cercas. A segunda fase do projeto irá atender mais 170 produtores rurais, totalizando 200 beneficiados na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
O projeto abrange 17 municípios: Uberaba, Veríssimo, Campo Florido, Uberlândia, Campina Verde, Prata, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Gurinhatã, Santa Vitória, Comendador Gomes, União de Minas, Nova Ponte, Conquista, Presidente Olegário, Patos de Minas e Lagoa Grande.
As ações do Agro + Verde incluem o diagnóstico da propriedade rural e das áreas de proteção legal que serão restauradas, análise de solo para levantar quais serão os insumos necessários, o fornecimento de mudas, além da capacitação dos produtores para manutenção e monitoramento das áreas restauradas. Os produtores são assistidos por técnicos de campo do Sistema Faemg Senar, em visitas mensais nas propriedades.