Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Agro + Verde: Equipe da Cargill visita propriedades beneficiadas

AGRO + VERDE
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
22/11/2023 . SISTEMA FAEMG, INAES

As visitas ocorreram em propriedades nos municípios do Prata e Gurinhatã, na região do Triângulo Mineiro

Visita a propriedade no município de Gurinhatã

Representantes da empresa Cargill, no Brasil e nos Estados Unidos, visitaram propriedades atendidas pelo projeto Agro + Verde na última semana. O objetivo foi verificar in loco como estão sendo desenvolvidas as ações e os benefícios para o produtor. A iniciativa é promovida pelo Sistema Faemg Senar, por meio do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes), e a Cargill. Neste projeto, os produtores rurais recebem orientações técnicas e insumos para melhorar a qualidade das pastagens e restaurar áreas de preservação permanente e reserva legal dentro das propriedades.

As visitas ocorreram em propriedades nos municípios do Prata e Gurinhatã, na região do Triângulo Mineiro. “O grupo contou com especialistas na área de sustentabilidade, que vieram entender melhor como será avaliado o ganho na biodiversidade da região a partir do projeto. Foi uma oportunidade para eles verem as ações diretamente nas propriedades e ouvirem os produtores rurais”, explicou o analista de Projetos e Planejamento do Sistema Faemg Senar, José Jhones Matuda.

Equipes da Cargill e do Sistema Faemg Senar durante visita em propriedade no Prata

O analista de Sustentabilidade da Cargill, João Alexandre Melo, avaliou que as visitas foram positivas. “O objetivo foi ir a campo e verificar como o Sistema Faemg Senar está desenvolvendo a assistência técnica e obter um retorno dos produtores. Nas duas propriedades visitadas tivemos uma resposta muito positiva, com relatos interessantes de como o projeto está orientando tecnicamente, agregando valor e contribuindo na restauração das áreas de preservação ambiental e de reserva”, afirmou.

Desenvolvimento do projeto

Na fase piloto, o Agro + Verde já atendeu 30 pecuaristas de corte e de leite. Até o momento foram entregues 1.330 toneladas de calcário e 91 toneladas de adubo para a recuperação de pastagens, e ainda 337 mil metros de arame liso para a construção de cercas. A segunda fase do projeto irá atender mais 170 produtores rurais, totalizando 200 beneficiados na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

O projeto abrange 17 municípios: Uberaba, Veríssimo, Campo Florido, Uberlândia, Campina Verde, Prata, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Gurinhatã, Santa Vitória, Comendador Gomes, União de Minas, Nova Ponte, Conquista, Presidente Olegário, Patos de Minas e Lagoa Grande.

As ações do Agro + Verde incluem o diagnóstico da propriedade rural e das áreas de proteção legal que serão restauradas, análise de solo para levantar quais serão os insumos necessários, o fornecimento de mudas, além da capacitação dos produtores para manutenção e monitoramento das áreas restauradas. Os produtores são assistidos por técnicos de campo do Sistema Faemg Senar, em visitas mensais nas propriedades. 
 

}