Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Apicultor aumenta produção de mel em mais de 200%

ATEG AGROINDÚSTRIA
ESCRITO POR KAROLINE SABINO, VARGINHA
02/07/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Luís Antônio: aumento na produção de mel e diversificação de produtos com apoio do ATeG Agroindústria

O produtor Luís Antônio Ribeiro Scudeler, de Santa Rita do Sapucaí, deixou a carreira de engenheiro de telecomunicações para se dedicar à apicultura. Aposta que acumula bons resultados:  proprietário do apiário Pouso do Campo, ele viu sua produção de mel aumentar em mais de 200% com apoio do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria.

Antes do ATeG, em 2022, Luís produzia 500 quilos anuais de mel. Em 2023, após o primeiro ano no programa, essa quantidade triplicou, atingindo 1.500 quilos. A expectativa para 2024 é ainda maior, com uma previsão de alcançar 2 toneladas de mel, colhendo de 2 a 3 vezes por ano. Atualmente, o apicultor possui 70 colmeias, mas ele já calcula o dobro desse número.

Luís comenta que o ATeG também ampliou seu contato outros apicultores. “O programa é excelente e transforma vidas! Vi diversos apicultores, assim como eu, colherem grandes benefícios. Antes, eu conhecia muito pouco os apicultores daqui, mas o suporte do ATeG nos aproximou”, relatou.

Catálogo diversificado

Com o aumento na produção de mel e uma rede de relacionamento fortalecida, Luís deu novos passos e diversificou o catálogo de produtos. Entre eles, o mel com nozes, que combina a doçura natural do produto e a textura crocante e amanteigada das oleaginosas. O produto foi, inclusive, reconhecido pela revista "Nós e Outros Olhos" como um dos méis artesanais mais destacados e indicados.

Mel com nozes: novidade no catálogo da marca

O própolis foi outra novidade no catálogo. Antes de participar do ATeG, Luís Antônio não trabalhava com o produto. Com a orientação do técnico de campo Daniel Silva, ele passou a investir na produção que saiu do zero, em 2022, para 20 quilos em 2023. A expectativa é que, neste ano, atinja os 40 quilos.

Daniel explica que a alimentação artificial com xarope de açúcar e o melhoramento genético das abelhas ajudaram a aumentar a produtividade. “A estrutura das caixas de mel não estava adaptada para a produção de própolis e essa adaptação foi excelente. De forma simples, conseguimos iniciar alguns enxames e aumentar o número de abelhas”, relata.

Certificação e mais espaço

Nova unidade de beneficiamento de produtos das abelhas Pouso do Campo


A unidade de beneficiamento de produtos das abelhas Pouso do Campo já está tomando forma e em processo de aprovação para o selo de inspeção do IMA. O apicultor aguarda a aprovação final do IMA, que já sinalizou com um parecer favorável. A unidade será uma agroindústria completa, com 75m².

A estrutura inclui depósito para embalagem, recepção, sala para processamento, sala para própolis, sala para produtos prontos e acabados, barreira sanitária e banheiros masculino e feminino. “De tijolinho em tijolinho nosso sonho vai tomando forma. Depois do selo, nosso sonho é vender nos supermercados e em todo o Brasil”, relatou o apicultor.

Amor e cuidado com as abelhas


O amor e o cuidado com as abelhas refletem no sucesso da apicultura da família. O apicultor tem um cuidado especial com suas colmeias, garantindo que cada detalhe seja pensado para o bem-estar das abelhas. Localizada em uma área com mais de 1.000 hectares de mata fechada, a escolha do apiário é feita de forma criteriosa para proporcionar o melhor ambiente possível para os animais.

Durante o período de florada, ele não as alimenta artificialmente, pois elas encontram alimento em abundância na natureza. Ele destaca que o mel puro vem exclusivamente do néctar, coletado pelas próprias abelhas de forma natural.

“Eu sou apaixonado pela apicultura e me sinto privilegiado em poder cuidar de abelhas. O legal de trabalhar com elas é que passamos por uma transformação pessoal. Nós nos tornamos mais observadores, mais sensíveis, passamos a compreender melhor a natureza e prestar mais atenção nas florações das plantas. Cuidamos das abelhas com muito carinho e respeito”, disse o produtor.

Os produtos do Mel Pouso do Campo, incluindo mel, própolis e mel com nozes, são vendidos pelo Instagram @apiariopousodocampo e no site oficial: https://melpousodocampo.com.br/.