Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Assistência aumenta capacidade produtiva de propriedades no Triângulo

FIP PAISAGENS RURAIS
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
16/10/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Aumento da capacidade produtiva, reforma das pastagens e preservação ambiental. Essas são as principais conquistas do pecuarista de corte Jacques Geandro Beneditti, com o Projeto FIP Paisagens Rurais. Depois de 23 meses de assistência, as mudanças são visíveis na propriedade, que fica no município de Monte Alegre de Minas, na região do Triângulo Mineiro. A iniciativa é executada pelo Sistema Faemg Senar, com o apoio de entidades parceiras.

Jacques Geandro, que tem outras atividades rurais, passou a se dedicar também à pecuária de corte há três anos. Quando o projeto começou, ainda em 2021, ele não fazia silagem e boa parte da pastagem estava degradada. Com as orientações do técnico de campo Luiz Augusto Benjamim, o produtor fez ajustes na nutrição animal, com a inserção da silagem de capiaçu e milheto. “Agora consigo entregar gado na entressafra, quando tem um preço maior da arroba. Aumentei a quantidade de animal entregue e melhorei a carcaça, incrementando a rentabilidade”, afirmou. Outra mudança na propriedade foi na distribuição dos piquetes, que foram ajustados para melhorar o manejo.

Neste período, do total de 58 hectares da propriedade, cerca de 30 foram reformados. “Tinha muita pastagem degradada, especialmente 15 hectares que estavam pior. Hoje não temos mais nenhum hectare nesta situação”, completou. Os 15 hectares foram recuperados com o apoio do Projeto Agro+Verde, promovido pelo Sistema Faemg Senar, por meio do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes), e a Cargill. Dentro desta iniciativa, o produtor recebeu 66,4 toneladas de calcário e 4,6 toneladas de adubo para a recuperação dessa área.

“Todas essas ações implementadas contribuíram para aumentar o teor produtivo das áreas, buscando incrementar a produção de carne por hectare. Analisando as áreas pós-formação, vemos que a propriedade tem capacidade produtiva mínima de 3 animais por hectare e, com o início das chuvas e a adubação orgânica, que também é feita pelo produtor, creio que consigamos chegar a 5 Unidades Animal (UA’s) por hectare”, explicou o técnico de campo. Antes da assistência, o índice na propriedade era de 1 a 1,5 UA/ha.

Cercamento de APP na propriedade em Monte Alegre de Minas

 

Preservação de nascentes e APP

O Projeto FIP Paisagens Rurais também impulsionou a preservação ambiental na propriedade. Com as orientações, o pecuarista de corte fez o cercamento de toda a Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal, com aproximadamente 700 metros de extensão. “Eu já tinha vontade de cercar a APP, pois animais de outras propriedades entravam na área. Agora está tudo cercado, inclusive três nascentes que temos aqui com água perene”, afirmou Jacques.

Para o futuro, o pecuarista faz planos de ter um confinamento, com o apoio do filho Guilherme, estudante de veterinária, que já auxilia na atividade rural. “Ele já tem algumas obrigações, olha alguns indicadores. A intenção é sair de 150 para 500 cabeças. O projeto ajudou bastante, gostaria que continuasse por mais tempo”, concluiu.

 

Pecuarista reformou quase 30 hectares na propriedade 

 

FIP Paisagens Rurais

O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado – FIP Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, através do Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do MAPA, com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do MCTIC, por meio do Inpe e da Embrapa.

}