Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Atendimentos para o produtor no Sistema FAEMG Itinerante

FEVASF
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
04/04/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

As assessorias do Sistema FAEMG desembarcaram na cidade de São Francisco, com o Projeto Sistema FAEMG Itinerante. Os colaboradores e gestores deram palestras e fizeram atendimentos, tirando dúvidas e orientando os produtores rurais sobre diversos temas que impactam as atividades no campo. O projeto foi realizado nesse sábado (2), durante a 13ª Feira do Agronegócio e da Agricultura Familiar do Vale do São Francisco (FEVASF).

“Estamos reintroduzindo o projeto, que é a visita do Sistema FAEMG às regionais, e já começamos com chave de ouro. O objetivo é atender e conversar com o produtor, fazendo um sistema sindical rural eficiente. Só indo à base, junto ao produtor, que os funcionários do Sistema FAEMG identificam realmente onde estão os gargalos do produtor e mostrar o que temos a oferecer, atuando para facilitar a vida deles. Em eventos deste porte, com atendimentos individualizados, é que a gente atinge o objetivo do Sistema”, destacou o assessor jurídico da FAEMG, Francisco Simões.

Foram centenas de atendimentos sobre E-Social, dívidas rurais, crédito rural, legislação trabalhista e ambiental, aposentadoria rural, imposto de renda, cursos de Formação Profissional Rural e de Promoção Social, Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), além de produtos e soluções FAEMG.

Participaram da ação a advogada Mariana Maia; a assessora econômica, Aline Veloso; a gerente de sustentabilidade, Mariana Ramos; o gerente de Produtos e Serviços, Adriano Cunha, e o analista de arrecadação do SENAR MINAS, Senilson Silva.

“Foi muito importante levar o Sistema FAEMG Itinerante à FEVASF. Foi um momento ímpar para o produtor rural ter à disposição profissionais para tirar dúvidas diversas que impactam a atividade rural”, afirmou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Dirceu Martins.

Confira depoimentos de participantes

O produtor de gado de corte e venda de novilhas Constantino Neto foi um dos visitantes que buscou informações sobre soluções para atenuar os valores gastos com energia elétrica. Ele almeja manter a produtividade e reduzir custos.

“Essa visita foi proveitosa ao produtor rural, que nem sempre tem amplo conhecimento dos benefícios que temos, como o desconto do salário educação, redução da energia, negociação de dívidas, entre outros. Isso é importante e ajuda muito. Pagamos uma conta de energia alta, e o desconto já ajuda muito. Tudo que vier de informação e conhecimento é mais um incentivo ao produtor”.

“Foi muito bom! O pessoal é muito esclarecido e tem vontade de informar as coisas para a gente. As contas de energia estão vindo muito altas, e a ideia é economizar. Acho importante ter essas informações. Os novos conhecimentos ajudam no dia a dia da nossa propriedade”, afirmou o pecuarista de gado de leite e corte Cristóvão Ribeiro de Souza. Ele buscou informações sobre os produtos da FAEMG Digital para desconto na conta de energia elétrica.

“Passei pelos atendimentos sobre E-Social, aposentadoria do segurado especial e energia solar. Vai ajudar muito no dia a dia do meu negócio. Algumas dúvidas que eu tinha, até mesmo antes deles abordarem nas palestras, a equipe aproveitou para esclarecer. O que a gente quer é fazer tudo certinho, de acordo com a legislação. Muitas das vezes a gente erra por falta de informações”, contou a produtora de gado de corte Marlene Viera Rodrigues, da cidade de Pedras de Maria da Cruz.

“Ótimas palestras e atendimento muito atencioso. Tirei muitas dúvidas, que vou também repassar a outros produtores. Busquei informações sobre energia solar e também desconto na tarifa. Qualquer abatimento que tiver nas contas ajuda a gente a seguir produzindo, com custos mais baixos. O produtor rural vive com margem muito pequena, então qualquer valor ajuda demais para reinvestir na propriedade”, comentou o produtor de leite José Carlos de Almeida.

}