Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Jovens debatem bovinocultura de leite em encontro

MEGALEITE
ESCRITO POR CRISTIANE MENDONÇA, ASCOM
15/06/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Encontro reuniu universitários, técnicos e profissionais recém-formados

Uma manhã para promover conhecimento sobre bovinocultura de leite entre técnicos e universitários das áreas agrárias. Esse foi o propósito do 1º Encontro Faemg Jovem e PUC Minas, promovido neste sábado (15), pela Comissão Faemg Jovem e a Gerência da Mulher, do Jovem e da Inovação do Sistema Faemg Senar.

Cerca de 100 pessoas participaram do encontro que, segundo a gerente, Silvana Novais, mostra o sucesso da iniciativa. “Esse encontro é um evento feito pela Comissão de Jovens. Eles organizaram e fizeram a mobilização convidando os palestrantes e os estudantes. Uma forma de incentivarmos que eles comecem a atuar e exercer liderança”, conta.

Palestras
A médica veterinária e consultora de negócios da Rehagro Mayra Abreu abriu o evento abordando o tema reprodução bovina com informações sobre as melhores práticas.

Em seguida, o médico veterinário com doutorado sobre ruminantes Alan Figueiredo falou sobre o monitoramento de dieta de vacas leiteiras e dicas para melhores resultados na alimentação do gado.

O tema qualidade do leite foi abordado pela médica veterinária Jéssica Santa que trouxe exemplos de boas práticas de ordenha e como isso impacta na gestão, no rendimento e na qualidade dos lácteos.

Roda de conversa

Membros da Comissão Faemg Jovem: equipe organizou e mobilizou o encontro sobre bovinocultura de leite

O segundo momento do encontro foi marcado por uma roda de conversa entre os membros da Comissão Faemg Jovem e os participantes do evento. Luiza Lima, estudante do 9º período de medicina veterinária; Marina Campos, médica veterinária; Laura Meireles, advogada da área do agronegócio, e os produtores rurais Daniel Alves e Vinícius Mattar, membros da Comissão Faemg Jovem se apresentaram e iniciaram o debate sobre os desafios que os recém-formados enfrentam para ingressar no mercado de trabalho.

Palestrante Alan Figueiredo: “É preciso investir no conhecimento técnico”.

Tema que, segundo um dos palestrantes do encontro Alan Figueiredo, são amenizados com capacitação técnica. “A gente vê o mercado querendo contratar e os estudantes querendo emprego e, infelizmente, vemos uma desconexão. Vivemos a falsa ilusão de que os profissionais precisam ter apenas as chamadas soft skills, ou seja, habilidades comportamentais como relacionamento e compromisso, mas deixamos de lado a importância dos aspectos técnicos. Tem que fazer estágio, tem que estudar!”, afirmou.

Experiência prática que, segundo Marina Campos, membro da Faemg Jovem e médica veterinária, ela conquistou com apoio do Senar Minas. “Eu fiz o curso de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Então, eu já saí da faculdade como técnica, podendo fazer atendimento nas fazendas. E o Sistema Faemg Senar me proporcionou isso com o curso e o estágio. A entidade capacita, dá oportunidade e ajuda a inserir no mercado de trabalho”, afirmou.

 

}