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Cachaçaria em Raul Soares conquista registro no Mapa

ATEG AGROINDÚSTRIA DE CANA-DE-AÇÚCAR / CACHAÇA
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
07/05/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

“Meu avô chegou aos 102 anos e dizia que o segredo para viver muito é tomar uma dose de cachaça todo dia na hora do almoço”. Quem conta essa história é Glaucinei Eduardo da Silva, dono da Cachaçaria Sô Chico. O nome da marca é uma homenagem ao seu avô, Francisco Caetano, apreciador da bebida, e principal inspiração para o empreendimento aberto em sociedade com o tio, Irineu da Silva, em Raul Soares, na Zona da Mata de Minas Gerais.

Na fábrica - produtor (ao centro) junto à equipe do ATeG

Glaucinei relatou que Francisco foi um produtor rural dedicado. “Ele trabalhou com café, gado e até com cachaça por um tempo, mas o destaque foi o café”. Mesmo sendo de uma família de cafeicultores, o produtor decidiu investir na cachaçaria e, em 2020, iniciou a nova atividade com o plantio de cana-de-açúcar.

A primeira produção do canavial foi comercializada, já que o projeto da fábrica só começou em 2021 e foi concluído em 2022. Foi nessa etapa que Glaucinei passou a fazer parte do programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Agroindústria Cachaça, do Sistema Faemg Senar, executado em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais de Manhuaçu e Caputira.

Para ele, as visitas mensais do técnico de campo Franklin Meireles potencializaram os investimentos na agroindústria e na produção, que é 100% feita na propriedade. “O ATeG foi crucial no meu início. Chegou quando eu mais precisava. Queria começar da maneira certa e consegui isso com o programa. O técnico é muito rigoroso e correto; chegou, evidenciou vários erros e veio para somar muito”.

Glaucinei destacou que Franklin “ajudou na escolha dos equipamentos, nas instalações, além de acompanhar tudo, do cuidado com a plantação, apresentando novas variedades de cana e técnicas, até a qualidade da cachaça e o engarrafamento”.

O produtor contou, ainda, que gosta da gestão do negócio e, com o ATeG, consegue se dedicar ainda mais aos custos e administração do empreendimento.

Cachaça é feita com cana plantada na propriedade

Atividade em crescimento

No primeiro ano de funcionamento, em 2022, a destilaria produziu 40 mil litros. Em 2023 a produção foi de 60 mil litros e, este ano, devem ser produzidos 100 mil litros da cachaça Sô Chico.

A comercialização começou em 2023 e, segundo o produtor, “está ganhando espaço no mercado local, João Monlevade, Belo Horizonte, Contagem e na região metropolitana. Estamos vendendo há um ano e o que me deixa mais satisfeito é ver que os clientes sempre compram mais de uma vez”.

A qualidade do produto é um dos focos do ATeG Agroindústria. “O Franklin sempre nos cobra testes de acidez, cuidado com a fermentação, e isso faz a diferença”, comentou Glaucinei. Para afirmar a excelência da cachaça e as boas práticas na fabricação, o produtor foi incentivado a fazer o registro da cachaçaria no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mapa. 

Franklin, Glaucinei e o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de MG, Thales Fernandes

“O produtor já atendeu a todas as exigências necessárias para o registro. O processo está em fase de finalização e deve terminar em um mês”, explicou o técnico de campo Franklin Meireles. Ele ainda reforçou que a abertura do produtor às orientações foi proveitosa e os resultados mostram “desenvolvimento e expansão técnica e comercial”.

Ao fim do processo, a Destilaria Sô Chico estará entre os 936 estabelecimentos produtores de cachaça registrados no Mapa, segundo o Anuário da Cachaça publicado em 2022 pelo Ministério.

Os dados mostram que Minas Gerais lidera o ranking com 353 registros. O estado tem 60% da produção de Cachaça de Alambique do Brasil e 40% dos alambiques registrados no Mapa.

Visita na propriedade

“Só tenho a agradecer ao Sistema Faemg Senar pelo trabalho sensacional. Tenho certeza de que, sem essa parceria de sucesso, a fábrica não estaria nesse estágio - e sei que vamos evoluir ainda mais”, conclui Glaucinei.  

Compartilhamento

A fábrica recebe visitas de estudantes e escolas que queiram conhecer o processo de produção da bebida, que é reconhecida como patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais. O empreendimento também abre as portas para graduandos, pesquisadores e outros produtores interessados na atividade.

Reunião no Alambique Sô Chico