Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Cachaças mineiras são premiadas na Itália

ATEG AGROINDÚSTRIA DE CANA-DE-AÇÚCAR / CACHAÇA
ESCRITO POR FLÁVIO CHRISTO, DE JUIZ DE FORA; JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
16/10/2023 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

Ao todo, foram onze medalhas entregues a produtores mineiros

Cachaças Mineras são premiadas em concurso internacional de destilados 

Diversas destilarias de Minas Gerais ganharam medalhas na Spirit Selection do Concours Mondial de Bruxelles, um evento internacional que premia bebidas consideradas  espirituosas de todo o mundo. Cachaças, uísques, conhaques, runs, gins e iguarias do gênero são avaliadas e julgadas por especialistas reconhecidos internacionalmente. 

Ao menos onze medalhas foram concedidas a bebidas mineiras que têm trabalhado em melhoramento de produção e gestão dos seus negócios.  São produtores da Zona da Mata, Sul e Central Mineira. A Spirits Selection do Concours Mondial de Bruxelles foi realizada em Treviso, na Itália, entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. 

Sucesso veio com inovação

Os juízes da  Spirit Selection são reconhecidos pela sua capacidade de avaliar diversas características únicas das bebidas, levando em conta notas sensoriais como sabor, aroma e coloração. Para aprimorar essas características e fortalecer agroindústrias em busca do sucesso, o Sistema Faemg Senar oferece diversos cursos e programas especiais que auxiliam na profissionalização de empresas rurais. Um desses programas é o de Assistência Técnica e Gerencial para agroindústria da cachaça, oferecido em diversas regiões do estado. 

A cachaça Capitão, de Bom Jardim de Minas, vencedora da Grande Medalha de Ouro, vem conquistando reconhecimento em diversos concursos. “Já temos três medalhas de prata e um duplo ouro só neste concurso, levando em conta a participação em anos anteriores.  Este ano também fomos premiados no Concurso de Vinhos e Destilados de São Paulo e na Expocachaça”, contou Paulo Cezar da Silva, responsável pela produção. 

Alambique em Bom Jardim de Minas vem ganhando diversas medalhas

A cachaça Capitão e a Tiê, de Aiuruoca, são atendidas pela técnica de campo do ATeG, Aline Chignolli, que vem desenvolvendo com seus assistidos a melhoria do posicionamento das marcas e estratégias mercadológicas. “Estamos trabalhando bem a questão comercial, buscando chegar a valores de venda e desenvolvendo estratégias de marketing. São dois produtos de ótima qualidade que tem muito a crescer no mercado de bebidas”, afirmou Aline. 

Cachaça Capitão levou uma grande medalha de ouro e uma medalha de prata no concurso



Já a Fazenda Cana Brasil, que produz diversos rótulos de destilados, é atendida pela técnica Fabiane Souza e ganhou seis medalhas do concurso em 2023.  “Eles estão melhorando muito na gestão financeira, aprimorando técnicas e otimizando falhas que atrapalham a atividade”, afirmou Fabiane. O dono da destilaria, o empresário Arnaldo Ribeiro, diz que foi uma surpresa a expressiva premiação, mas que isso coroa um bom trabalho desenvolvido pela sua agroindústria. “Foi muito interessante, pois todos os rótulos que produzimos e que mandaram amostras, ganharam. Tivemos um resultado muito bom. Sempre buscamos a qualidade, mas a certeza de estar fazendo um trabalho correto são esses resultados”, comentou Arnaldo.

A cachaça Flor das Gerais, de Felixlândia, é uma das bebidas orgânicas mais antigas do estado, sendo certificada desde 2009. “Tem cinco meses que lançamos essa cachaça vencedora e já é a terceira medalha dela, estamos muito felizes com o lançamento”, disse Daniel Duarte, um dos proprietários. 

Daniel Duarte e o pai, Adão, saboreiam sua cachaça premiada

Daniel conta que o alambique começou a produzir cachaça em 1912. Atualmente, a propriedade é tocada por ele, seu pai, Adão, e sua mãe, dona Lúcia. Eles já fizeram diversos cursos de aprimoramento na produção de cachaça com o Senar. A propriedade deles, inclusive, já foi usada para a realização de oficinas. “Temos realmente uma microdestilaria, com matéria prima da agricultura familiar, onde buscamos fazer nosso trabalho com a melhor qualidade possível”. 

Concurso

A Spirits Selection, Seleção de Bebidas Espirituosas 2024, será realizada em setembro, na cidade de Renhuai, na China.

Confira os premiados deste ano:

- Cachaça Capitão - Bom Jardim de Minas
Grande Medalha de Ouro - Cachaça Capitão Prata
Medalha de Prata - Cachaça Capitão Amburana

- Fazenda Cana Brasil - Itaverava
Medalha de Ouro - Cachaça Pracatu Blend Pau Brasil
Medalha de Ouro - Gin Trevo Raro
Medalha de Prata - Cachaça Sotaques Classic
Medalha de Prata - Cachaça Pracatu Branquinha
Medalha de Prata - Cachaça Bela Prata
Medalha de Prata - Cachaça Bela Ouro

- Cachaça Flor das Gerais - Felixlândia
Medalha de Ouro - Cachaça Flor das Gerais Amburana

- Cachaça Tiê - Aiuruoca
Medalha de Ouro - Cachaça Tiê Prata

- Cachaça Pereirinha - Mar de Espanha
Medalha de Prata - Cachaça Pereirinha Duas Madeiras
 

}