Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Carreta Agro pelo Brasil recebe mais de 2.400 visitantes

EXPOZEBU
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
06/05/2024 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

Carreta da CNA esteve em Minas Gerais pela primeira vez; próxima passagem do veículo no Estado será na Megaleite, em junho

Diretoria do Sistema Faemg Senar participa de podcast na carreta Agro pelo Brasil 

Balanço da carreta Agro pelo Brasil aponta que 2.435 visitantes circularam pela estrutura durante a 89ª ExpoZebu, em Uberaba, na região do Triângulo Mineiro. Esta foi a primeira passagem do veículo itinerante da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) por Minas Gerais. A ação foi realizada em uma parceria com o Sistema Faemg Senar. A maior feira de gado zebu do mundo, realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), encerrou sua programação neste domingo (5/5).

Na carreta, que tem quase 100 m², o público participou de uma experiência imersiva, com projeções de vídeos e sons, mostrando a relação entre “Terra, Ciência e Alimento”. Outras atrações foram as aulas promovidas na Cozinha Experimental, utilizando produtos locais. Márcia Prata foi com a família acompanhar a receita de bublee de sorvete recheado. “Foi uma experiência muito boa. Gostei de ver a aula de perto e de experimentar. O sabor é maravilhoso”, afirmou.

Experiência imersiva foi uma das atrações da carreta 

A estrutura da carreta ainda conta com um estúdio, onde foram gravados 11 podcasts com temas como “A visão da agropecuária”, “O papel da mulher no agronegócio”, “Empreendedorismo Rural”, entre outros. “A CNA está saindo de Brasília, trazendo esta carreta para mostrar a importância do Sistema e a força do produtor rural brasileiro, que está bem representado pelos sindicatos, pelas nossas federações e pela Confederação”, disse o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo.

Uberaba foi a 7ª cidade a receber a carreta Agro pelo Brasil. Neste ano, a estrutura estará em mais dois municípios mineiros: Belo Horizonte, de 11 a 15 de junho, durante a Megaleite; e Montes Claros, de 28 de junho a 7 de julho, na ExpoMontes.

Capacitação

Durante a ExpoZebu, o Sistema Faemg Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba também estiveram presentes na Feira de Gastronomia, com a oferta de 20 cursos e oficinas gratuitos na Cozinha Show. Os treinamentos foram para o preparo de carnes e de doces e capacitaram mais de 200 pessoas.

João Vitor Zago Sousa participou do curso de Produção Artesanal de Alimentos Sem Glúten, Lactose e Açúcares, que foi um dos mais procurados nesta edição. “No ano passado fiz curso de doce de leite e este ano voltei para fazer mais. O alimento sem glúten, lactose e açúcar foi uma das melhoras coisas que conheci. Espero continuar participando de outros treinamentos”, avaliou.

Curso de Produção Artesanal de Alimentos Sem Glúten, Lactose e Açúcares foi um dos mais procurados na Cozinha Show 

Sobre o curso, o presidente do Sindicato de Uberaba, Marco Túlio Prata, ressaltou que este mercado está em alta. “É uma oportunidade para o produtor rural agregar valor ao seu negócio”, completou.

A programação do Sistema Faemg Senar também contou com reuniões do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e da Comissão Técnica da Pecuária de Corte, participação em roda de conversa com mulheres, entre outras ações. Também foi apresentado o projeto Saracura, uma iniciativa do Sindicato de Uberaba para mostrar à população a origem dos alimentos, a partir de informações nas prateleiras de supermercados.

“Inovamos mais uma vez na ExpoZebu, desta vez com a carreta Agro pelo Brasil, que foi uma grande atração da feira. Nosso escritório regional, dentro do Parque Fernando Costa, ficou muito movimentado todos os dias e foi o local de encontro dos produtores rurais”, concluiu o gerente regional Ricardo Tuller.

}