Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Central Mineira ganha força com nova parceria

NOVA FRONTEIRA AGROPECUÁRIA
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
14/08/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Sistema Faemg, Embrapa e Governo de Minas assinam termo de cooperação para alavancar desenvolvimento da região Centro-Noroeste

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, assinou, hoje (14/8), juntamente com o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Frederico Durães, e o subsecretário de Política e Economia Agrícola, Caio Coimbra, um protocolo de intenções que prevê cooperação técnica e integração de esforços entre as partes para a realização de ações conjuntas que contribuam para o desenvolvimento do setor agropecuário na região Centro-Noroeste de Minas Gerais, conhecida como Central Mineira. O acordo foi assinado durante o 1º Workshop realizado pela Embrapa, durante a Feconex, Feira da Conexão Agro, Indústria, Comércio e Serviços, em Sete Lagoas.

“A região central é a bola da vez. Temos leite, corte, eucalipto, Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) e temos, ainda, a logística a nosso favor, além de outras especificidades. Transformar esta região em um polo altamente produtivo, com união e tecnologia, só será possível se continuarmos trabalhando juntos, vestindo a mesma camisa, no interior e fora, do pequeno ao grande, do campo à mesa”, comentou Antônio de Salvo.

O superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, participou como mediador de um debate, ao lado do subsecretário de Política e Economia Agrícola de Minas Gerais, Caio Coimbra; a pesquisadora e chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo, Sara Rios; e o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Daniel Pereira Guimarães. Ele destacou a capilaridade do setor e a importância de espaços de diálogo como este, a fim de promover conexões entre os diferentes atores, agentes e agências, para acelerar o desenvolvimento planejado da mais nova fronteira agropecuária do Brasil.

O superintende do Senar Minas, Celso Furtado Jr., mediou o painel sobre inovação e empreendedorismo

Um território de oportunidades 
De acordo com a pesquisadora e chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo Sara Rios o movimento “Central Mineira” tem como objetivo promover estratégias para as cadeias produtivas de grãos e proteína animal com base em inteligência (estudos, diagnóstico), empreendedorismo, inovações e governança. “Análises da Embrapa apontam que essa fronteira agropecuária já conta com atributos competitivos, como disponibilidade de solos agrícolas mecanizáveis, pluviometria e fontes de água, localização e logística favoráveis e agroindústrias”, explicou.

Na foto: Christiane, assistente do Escritório Regional de Sete Lagoas; Raimundo Papa, gerente interino; Bruno Rocha, gerente-executivo do Inaes; Harrison Belico, gerente de projetos do Inaes; e o representante do Sicoob