Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Comissão de Cana-de-Açúcar debate estratégias para 2023

COMISSÃO TÉCNICA DE CANA-DE-AÇÚCAR
ESCRITO POR WESLEY VIEIRA, ASCOM
15/12/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

A última reunião de 2022 da Comissão Técnica de Cana-de-Açúcar do Sistema Faemg Senar foi realizada de forma on-line nesta quinta-feira (15/12). Na pauta, os balanços das ações realizadas ao longo do ano e a apresentação de importantes projetos para 2023.

O vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, representou a diretoria e avaliou como positivas as questões tratadas durante a reunião. “Tivemos a presença de quase todos os integrantes da Comissão Técnica e conseguimos falar de assuntos importantes, inclusive, dos tramites que estão sendo tratados na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, em Brasília. Nós, da diretoria, colocamos o Sistema Faemg Senar à disposição para trabalhar com a CNA e fazer uma parceria que será muito proveitosa”, avaliou. O vice-presidente ressaltou, também, que todos os veículos do Sistema são abastecidos com etanol. “Essa é uma prova do nosso apoio ao setor sucroalcooleiro”.

Além dos integrantes da Comissão Técnica do Sistema Faemg Senar, a reunião contou com a participação do presidente da Comissão Técnica Nacional da CNA, Nelson Perez Junior, que trouxe atualizações sobre as ações que a entidade tem promovido no setor, entre elas o crédito de CBIOS, a possibilidade de atualização do Conselho dos Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo (CONSECANA) quanto à melhoria da renumeração dos produtores de cana e o acompanhamento  questões legais como a proteção de royalties de cultivares.

O presidente da Comissão Técnica de Cana-de-Açúcar, Marcio Guapo, falou sobre os projetos apresentados durante a reunião, destacando a importância do setor para Minas. “A cana-de-açúcar é muito importante para o estado, inclusive provamos isso por meio do PIB. Apesar de ver alguns produtores sofrendo, estamos observando que a indústria moderna vem crescendo. Precisamos ser proativos e mais unidos para trabalharmos melhor, olhando sempre para o produtor mineiro”.

Projetos para 2023

Durante a reunião, foram apresentados projetos que serão executados no próximo ano, entre eles o Movidos pelo Agro, uma parceria do Sistema Faemg Senar com a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais, o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado de Minas Gerais e o Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de Minas Gerais (SINDAÇÚCAR-MG/SIAMIG). “O objetivo desse projeto é estimular o consumo do etanol, combustível produzido no agronegócio, que é limpo e renovável. Isso vai melhorar a situação do produtor rural e da indústria, além de reduzir a emissão de gás carbônico”, explicou a Analista de Agronegócios do Sistema Faemg Senar, Ana Carolina Gomes.

Outro projeto apresentado na reunião foi o Produtor Responsável, focado nas ações realizadas pelos produtores do setor sucroalcooleiro. “Esse programa pretende criar um ambiente mais saudável para os colaboradores, visando também a segurança do trabalho no campo e a sustentabilidade ambiental dentro das fazendas de cana-de-açúcar. Nosso objetivo é que sejam atendidas no mínimo 150 fazendas em 2023, número que pode aumentar de acordo com as demandas que forem surgindo”, pontuou o gerente de Agronegócios do Sistema Faemg Senar, Caio Coimbra.

}