Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Encontro de Técnicos e Supervisores do ATeG

FEVASF
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
01/04/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Ao longo de três dias, técnicos de campo e supervisores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e do Projeto AgroNordeste, na regional Montes Claros do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, participaram de um encontro para apresentar as ações desenvolvidas junto a produtores rurais de diversas cadeias produtivas. O encontro ocorreu durante a 13ª Feira do Agronegócio e da Agricultura Familiar do Vale do São Francisco (FEVASF) e contou com as presenças do presidente do Sistema FAEMG, Antônio Pitangui de Salvo, e do superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif.

"Minas tem potência produtiva em todos os setores e é preciso, cada vez mais, trabalhar para que o produtor atendido pela ATeG tenha sempre acesso ao que for melhor. Por isso, o trabalho do técnico de campo e do supervisor precisa seguir bem alinhado com o escopo do programa. E é no interior que se sente a realidade e as dificuldades do produtor rural", afirmou o presidente do Sistema FAEMG aos participantes.

Para Nascif, o trabalho está sendo muito bem-feito e a proposta do SENAR MINAS de transformar vidas e realidades está sendo atingida. “Temos aumentado a receita desses produtores, reduzindo custo de produção, ampliando a margem de rentabilidade e melhorando produção, produtividade e qualidade dos produtos. Também já estamos atuando nos principais desafios, que é escoar a produção e vender melhor. Para isso, estamos agregando mais valor aos produtos, aproximando o produtor do consumidor final”, explicou Nascif.

Também acompanharam as apresentações o gerente de Assistência Técnica e Gerencial, Bruno Rocha; os analistas técnicos Ricardo Tuller e Wender Guedes e os gerentes regionais Dirceu Martins (Montes Claros) e Luiz Rodolfo (Araçuaí).

Resultados

Ao todo, 51 técnicos e cinco supervisores participaram do encontro. Cada técnico teve cerca de 15 minutos para expor o seu trabalho, os resultados alcançados com os produtores e pontuar as principais demandas que ainda precisam ser melhoradas. No último dia do encontro, somente os supervisores apresentaram, apresentando à diretoria do Sistema FAEMG um balanço de toda a assistência e colocando em debate novas ideias para que as ações sigam em pleno crescimento.

“Os técnicos tiveram a oportunidade de mostrar para toda a diretoria que, apesar das dificuldades encontradas ao longo de meses de trabalho, foram realizadas várias ações, que se transformaram em belos resultados. O encontro também permitiu a troca de informações entre os técnicos, muitos até da mesma cadeia produtiva, mas de municípios diferentes”, destacou a supervisora de cadeias diversas pelo Projeto AgroNordeste, Abigair Duarte.

Norte de Minas

Nos dois primeiros anos de ATeG no Norte de Minas, foram 23 grupos atendidos em várias cadeias produtivas. O atual ciclo conta com 43 grupos e ainda devem começar mais 31 novas turmas neste ano.

Atuando na olericultura em Matias Cardoso há dez meses, a técnica Jaciara Soares Freitas já vê mudanças positivas na atividade, que é o plantio de pimentas. Para ela, apresentar um pouco do trabalho executado fortalece a continuidade do programa.

“Este encontro foi de troca de conhecimentos e de apresentar dificuldades que enfrentamos. Cada técnico pode tirar dúvidas e conhecer um pouco mais de cada cadeia produtiva. Volto para Matias Cardoso fortalecida para oferecer uma assistência técnica e gerencial ainda melhor aos produtores rurais. Tenho certeza que vai engrandecer demais cada um de nós profissionalmente”, afirmou.

“Apesar de acompanharmos os relatórios, é muito interessante o encontro para trazer ao nosso conhecimento, por meio da apresentação de cada técnico, os resultados de cada grupo. Dessa forma podemos ver as demandas e as dificuldades em campo para melhorar cada vez mais a assistência técnica. Tivemos muitas reuniões on-line devido à pandemia. Agora, com a reabertura dos eventos, é muito importante estar próximo, porque conseguimos pontuar outras informações que, às vezes, a gente não consegue por reuniões on-line ou telefone. Isso tudo é importante para o sucesso dos resultados e objetivos do programa de assistência técnica e gerencial”, afirmou o analista de ATeG, Ricardo Tuller.

AgroNordeste

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com o Sistema CNA/SENAR. Em Minas Gerais, o AgroNordeste é desenvolvido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES em parceria com os Sindicatos Rurais.

 

}