Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Encontro debate atuação feminina na agropecuária do Vale do Aço

MULHERES DO AGRO
ESCRITO POR DIEGO SOUZA, DE GOVERNADOR VALADARES
04/05/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O Sistema Faemg Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais de Ipatinga promoveram, na manhã desse sábado (4/5), em Joanésia, no Vale do Aço, o Encontro das Mulheres do Agro. O evento tem como objetivo principal fomentar debates sobre a presença feminina na agropecuária do Estado e da região.

Durante o encontro, mulheres que se destacam no setor agropecuário mineiro ministraram palestras, entre elas a gerente da Mulher, do Jovem e da Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais; a professora especialista em desenvolvimento local, Claudia Lage; e as produtoras rurais Maria das Graças Moreira, de Joanésia, e Irineia Pereira Fortunato Delfino, de Ipatinga.

Segundo Silvana Novais, a iniciativa da gerência visa aproximar o público feminino dos Sindicatos dos Produtores Rurais. “O sindicato fez uma excelente mobilização, destacando a importância do Sistema Faemg Senar para o agronegócio. Foi uma oportunidade de mostrar o que o Sistema oferece e de trazer as mulheres para participarem. O evento apresentou algo novo para as mulheres da região, gerando satisfação entre os participantes”, destacou.

Irineia Pereira Fortunato Delfino, produtora rural de Ipatinga, elogiou a realização do evento no Vale do Aço e destacou o papel da mulher no agro. “As mulheres têm desempenhado um papel fundamental no setor agrícola ao redor do mundo e aqui não tem sido diferente. A nossa participação abrange diversas áreas do setor. Cada vez mais precisamos de eventos como este que abram a nossa mente”, afirmou.

Débora Monteiro, produtora rural de São Domingos do Prata, ressaltou que, apesar de desempenharem um papel crucial no setor agrícola, as mulheres enfrentam muitos desafios. “Reconhecer e apoiar o papel das mulheres no agro é essencial para impulsionar o desenvolvimento do setor, especialmente aqui na nossa região”.

Prestigiaram o evento o prefeito de Joanésia, Aiken Cristian Andrade, a vice-prefeita, Ana Moreira, e representantes de entidades parceiras como Sicoob e Secretaria de Agricultura de Joanésia.

Encontro reúne autoridades em Joanésia para discutirem a participação feminina no setor agropecuário da região.

Fortalecimento feminino no agro

O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Governador Valadares, Luiz Ronílson Paiva, abordou o trabalho que tem sido desenvolvido com grupos femininos ligados à atividade rural. “Essa é uma vertente que a gente vem desenvolvendo aqui com o Sindicato Rural de Ipatinga, promovendo uma reestruturação para fortalecer todos os segmentos. E o feminino cada vez mais se insere dentro do agro, principalmente com foco em gestão e desenvolvimento de organização de grupos”.

“A gente quer e precisa valorizar a mulher e o homem do campo. O principal objetivo desse encontro aqui em Joanésia foi conscientizar sobre o importante papel da mulher do agro para a nossa região. Serviu para destacar o fortalecimento feminino no desenvolvimento rural do Vale do Aço. Com certeza vamos fazer mais encontros desta natureza, com o propósito de levar conhecimento e qualidade de vida aos nossos produtores e produtoras rurais”, concluiu o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ipatinga, Adauto Valamiel.

}